quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bergen, Noruega, há 30 anos - II

O logótipo da Taça do Mundo de Bergen-1983
e Raúl González minutos após a vitória nos 50 km.
Foto e Montagem: O Marchador.
A 25 de setembro de 1983, numa manhã nublada, com uma temperatura de 8 graus, deu-se início à prova de 50 km marcha, que marcaria a segunda jornada da Taça do Mundo de Marcha, com a presença de 54 atletas.

Nas primeiras voltas, o canadiano Guillaume Leblanc isolara-se, desistindo mais tarde, mas foi o duo mexicano González – Bermúdez quem, alternando no comando, assim se mantive até aos 35 quilómetros. O francês Gérard Lelièvre e os soviéticos Jung e Dorovskiy faziam a perseguição enquanto o espanhol Jordi Llopart mantinha-se à cabeça do grupo perseguidor.

Com a desclassificação de Bermúdez, o caminho ficou livre para a vitória de Raúl González, que registou o tempo final de 3.45.37, vencendo com superioridade incontestável e repetindo os triunfos de 1977 e 1981.

Era a época de ouro do incrível Raúl González, um dos melhores tecnicistas mundiais do seu tempo, que chegou ao recorde mundial dos 50 km marcha, feito conseguido em 1978, por duas ocasiões (3.45.52 e 3.41.20). Em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, fecha com chave de ouro a sua brilhante carreira internacional, obtendo a medalha de ouro nos 50 km marcha e a de prata nos 20 km marcha.

Na classificação coletiva dos 50 km desta Taça do Mundo, a então União Soviética, com Sergey Jung (2.º), Viktor Dorovskiy (3.º) e Ivan Tikonov (8.º), triunfava na prova, com a França e a Espanha a ocuparem os lugares imediatos. Globalmente (20 e 50 km), União Soviética, Itália e México ocupavam o pódio.

Numa rica experiência de contactos estabelecidos com elementos de várias delegações estrangeiras, e ainda com Palle Lassen, presidente do Comité Internacional de Marcha, retiraram-se dados importantes para o prosseguimento do trabalho da especialidade em Portugal. Moises Llopart, treinador da seleção espanhola, que tivera um excelente desempenho em Bergen, cumprimentava-nos e manifestava o seu agrado com os progressos da marcha atlética no nosso país.