quinta-feira, 11 de abril de 2013

Jorge Salcedo nos Jogos Olímpicos de 2016

Jorge Salcedo recebe do presidente da IAAF
a placa de mérito. Foto: IAAF/Getty Images

Jorge Salcedo foi nomeado pelo Conselho da Federação Internacional de Atletismo, este fim-de-semana, para o prestigiante cargo de Delegado Técnico dos Jogos Olímpicos de 2016, a função mais importante da competição “rainha” deste grande evento planetário, que terá lugar no Rio de Janeiro.

Membro do Conselho da Associação Europeia de Atletismo e presidente do Comité Técnico da IAAF, Jorge Salcedo tem uma larga experiência no exercício de relevantes tarefas nas mais importantes competições internacionais de atletismo, tendo já desempenhado a função de Delegado Técnico nos Jogos de Atenas, em 2004, e nos de Pequim, em 2008.

Em 2010, na Taça da Europa de Marcha, na qualidade de presidente do Comité Organizador, desempenhou com tal mestria a função que a prova foi considerada, unanimemente, como uma das melhores de quantas já se realizaram.

A nomeação, agora, do consagrado juiz e dirigente português para os Jogos do Rio de Janeiro, “abre portas” à indicação de um outro juiz português, integrado no painel de Oficiais Técnicos Internacionais, para funções nesta área. Quanto à nomeação de juízes de marcha, a equipa de 9 elementos só será conhecida após a realização dos exames quadrienais, que terão lugar no último trimestre de 2014.

Além de Jorge Salcedo, a Federação Internacional nomeou ainda para o cargo a italiana Anna Riccardi, membro do Conselho da IAAF, e o australiano William (Bill) Bailey que já desempenhou iguais funções nos Jogos Olímpicos de 2004, 2008 e 2012.