sexta-feira, 5 de abril de 2013

Campeã olímpica Lashmanova lidera inscritos para Rio Maior



Em Portugal, Elena Lashmanova competiu e venceu uma vez,
na Taça da Europa de Olhão de 2011. Foto: O Marchador.
A atleta russa Elena Lashmanova, campeã dos 20 km marcha nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, é a figura de maior relevo entre os inscritos para o 22.º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética, que terá lugar na tarde deste sábado naquela cidade ribatejana. Detentora de um recorde pessoal de 1.25.02 h, alcançado precisamente na prova olímpica de Londres, Lashmanova terá como principais companheiras de prova a espanhola Beatriz Pascual, a guatemalteca Mirna Ortiz, a lituana Kristina Saltanovic e as melhores portuguesas da actualidade, Ana Cabecinha (CO Pechão), Inês Henriques (CN Rio Maior) e Vera Santos (Sporting CP), entre 22 atletas que formalizaram a inscrição para esta prova.

Também no sector masculino, um atleta se destaca entre os inscritos pelo recorde pessoal com que se apresenta, o guatemalteco Erick Barrondo, creditado com 1.18.25 h, alcançado há um ano em Lugano e única marca abaixo da hora e vinte minutos entre os participantes nos 20 km masculinos deste grande prémio. Ao seu lado deverão partir o recordista de Portugal João Vieira (Sporting CP), o equatoriano Andres Chocho, os espanhóis Francisco Arcilla e Juan Porras, o resto da forte equipa da Guatemala (que apresenta quatro atletas nos 20 km masculinos e três nos 20 km femininos) e ainda atletas da Noruega, da Suécia e do México, entre outros.

Ao todo está prevista a participação de 228 atletas de 11 países nas provas dos diferentes escalões, sendo 76 para as competições internacionais do Challenge da AIFA (20 km para seniores masculinos e femininos) e para as provas extra de 10 km para juniores (também masculinos e femininos).

Nas competições de juniores espera-se animado despique entre as melhores portuguesas da época, Mara Ribeiro e Filipa Ferreira, apimentado pela presença das espanholas Amanda Cano e Lídia Sánchez-Puebla (ainda juvenil), que poderão servir de boa referência para novos recordes pessoais das atletas do C.N. Rio Maior e do C.O. Pechão. Já no sector masculino, a opção de Miguel Carvalho (CN Rio Maior) pela prova absoluta de 20 km deixa o vice-campeão nacional Rui Coelho (CA Seia; rec. pess. 45.22) e João Martins (CA Ferreira do Zêzere, 46.29) com a espinhosa missão de defender a hora do convento português ante os espanhóis Pablo Oliva (44.19) e Fabian Barnabé (44.43), ambos de Nerja.

A jornada terá início às 15h30, com a Marcha Jovem de Promoção (2 km para benjamins, infantis e iniciados), seguindo-se, às 16h00, a Légua de Marcha de Promoção (5 km para juvenis, juniores, seniores e veteranos), às 17h30 a prova internacional feminina de 20 km seniores (e 10 km juniores - extra) e, por fim, às 17h45, a prova internacional masculina também de 20 km (e 10 km juniores - extra).