sexta-feira, 19 de abril de 2013

Campeonatos Balcânicos este sábado em Ayvalik, Turquia

Ayvalik Balikesir
Foto: ABAF

A Associação Balcânica de Federações de Atletismo vai realizar, este sábado (20 de Abril), em Ayvalik Balikesir, na Turquia, os seus campeonatos de marcha em estrada, contemplando provas para ambos os sexos, nas distâncias de 20 km (seniores), 10 km (juniores) e 5 km (juvenis).

Encontram-se inscritos 69 atletas (38 masculinos e 31 femininos) em representação de 5 países, nomeadamente da Turquia, Bulgária, Grécia, Roménia e Sérvia.

A partida da primeira prova, de 20 km, está marcada para as 8.30 horas, na Praça da República em frente à estátua de Atatürk, perspectivando-se provas muito bem disputadas e a presença de numeroso público naquela que será a 14.ª edição dos campeonatos de marcha.

A 1.ª edição teve lugar em 2000, em Vlasotince, na Sérvia. A grega Athanasia Tsoumeleka, campeã olímpica em 2004, é uma das figuras mais emblemáticas de entre os atletas que historicamente tomaram parte no evento.

A edição de 2012, disputada em Bucareste, na Roménia, teve como vencedores das principais provas, a anfitriã Ana Veronica Rodean e Predrag Filipovic, da Sérvia, com os atletas da Turquia a obterem o maior número de triunfos (3).