segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Tânia Spindler e Sérgio Vieira vencem em Alvaiázere


Fase da prova de 1 km para benjamins, com 19 participantes.
Foto: Luis Vicente Quejido.
A 10.ª Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere, realizada a 29 de Outubro, constítuiu nova oportunidade para que os marchadores portugueses dos diferentes escalões cumprissem mais uma etapa preparatória na época que há pouco teve início, de novo com provas até 5 km.

Em termos absolutos, a prova feminina foi ganha, em 25.07 minutos, por Tânia Spindler (BM&F, Bovespa), atleta brasileira a estagiar no nosso país, na que foi a sua primeira vitória em solo luso. A seguir chegaram Daniela Cardoso (NDA Pombal, 26.19), e Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça, 26.37).

No sector masculino, Sérgio Vieira (SL Benfica, 21.37), venceu pela segunda vez consecutiva, numa disputa muito renhida com Augusto Cardoso (ADREP, 21.38), seguido do espanhol Leonardo Toro (CA Extremadura, 22.07).

Nas provas dos jovens, triunfaram Almudena Quejido, dorsal n.º 90 na foto (CA Extremadura, Espanha) e Paulo Costa, dorsal n.º 1 (CA Galinheiras), nos benjamins; Ana Leonor (CA Baixa da Banheira) e Javier Monterrubio (CA Extremadura, Espanha), nos infantis; Alexandra Tardio (CA Extremadura, Espanha) e Hélder Leitão (CA Baixa da Banheira), nos iniciados; Ana Hurlebaus e Miguel Carvalho, ambos do CN Rio Maior, nos juvenis; Bruno Pedro (GA Casais do Vento) e Nádia Cancela (ACR Senhora do Desterro), nos juniores.

Nos veteranos, venceram nos respectivos escalões, Sandra Vieira Leitão (ADRE Palhaça), Jaime Santos, M35 (GD Lourocoope), Augusto Cardoso, M40 (ADRE Palhaça) e José Magalhães, M50 (AC Alfenense).

No desporto especial, assinale-se que os primeiros a cortar a meta foram Adelaide Mata e Bruno Leitão, ambos do CCD O Alvitejo, agremiação com uma actividade exemplar também nesta área.

A vitória colectiva para uma agremiação de clubes espanhóis da Estremadura, denominado “Atletismoextremadura Laser 2000”, com 96 pontos, secundado pelo Centro de Atletismo da Baixa da Banheira (53) e do Atlético Clube Alfenense (48), num total de 29 clubes classificados.

Se bem que não se tivesse alcançado o maior número de participantes (143 em 2009), mesmo assim os 127 atletas constituíram o 2.º melhor registo em 12 edições do evento. Já, com a participação de 30 clubes, obteve-se um recorde (antes 23).

Os escalões mais participados foram o de infantis com 29 atletas, o de veteranos (22) e o de iniciados (20). Em sentido contrário, o escalão de juniores teve a menor quantidade de atletas, apenas 9.

Consulte os resultados completos, facultados pela organização local, na secção de «Calendário», ao cimo da página.