Olga Kaniskina e Valeriy Borchin, campeões mundiais de Daegu. Fotomontagem a partir de imagens Reuters |
Já fora das listas dos dez primeiros ficaram mais dois marchadores russos, ambos no 11.º lugar: do lado feminino, a nova recordista mundial dos 20 km marcha, Vera Sokolova, vencedora da prova feminina da distância na Taça da Europa de Olhão; entre os masculinos, Sergey Bakulin, novo campeão do mundo dos 50 km.
A escolha dos atletas do ano (masculino e feminino, além das «promessas» masculina e feminina) foi feita por quatro grupos de votantes: os adeptos, os representantes dos órgãos de informação e as federações votaram através do «site» da AEA; um quarto grupo, correspondendo a um painel de especialistas na temática do atletismo, foi convidado também a fazer a sua escolha, mas não «on-line». No fim, o resultado de cada um destes conjuntos foi ponderado, de forma que de cada grupo houvesse um contributo de um quarto da votação final, nivelando os pontos de vista de adeptos, jornalistas, dirigentes e especialistas.
Os vencedores receberão os respectivos prémios no próximo dia 15 de Outubro, em cerimónia a realizar na cidade espanhola de Arona.