R. Aguilera, F. Mendoza e I. García. |
Fausto Mendoza, do Equador, que exercerá a presidência, Rubén Aguilera, da Argentina, e Isnardo García Diáz, da Colômbia, constituirão a Comissão Sul-americana de marcha, integrada na estrutura da Confederação Sul-americana de Atletismo.
Os recém-nomeados são nomes conhecidos no meio desportivo e terão a seu cargo, entre outras tarefas, a elaboração de propostas no sentido de potenciar o crescimento da marcha atlética no continente sul-americano e a definição de datas para o calendário competitivo.
Fausto, actualmente presidente da Federação de Atletismo do Equador, foi membro do Comité de Marcha da Federação Internacional de Atletismo até ao corrente ano.
Rubén é um estudioso do fenómeno da marcha atlética sendo autor do livro “Historia de las Copas Panamericanas de Marcha Atlética”. Um dos mais antigos especialistas do painel de Juízes Internacionais de Marcha é, no momento, o único da América do Sul integrado no nível mais elevado da federação internacional.
Isnardo é juiz de marcha de área (nível II da AIFA) tendo actuado no ano passado, enquanto juiz internacional, na Taça do Mundo de Marcha, em Chihuahua, e nos Mundiais de Juniores, em 2008. Responsável pela certificação e desempenho dos juízes de marcha na sua terra natal é, igualmente, assessor técnico junto de atletas e treinadores, quer na Colômbia quer em outros países da América do Sul, realizando análises biomecânicas da técnica da marcha atlética.