Equipa de juízes na Taça da Europa de Marcha - Olhão 2011. Foto: O Marchador |
A actividade, que inicialmente estava agendada para Leiria, em Junho passado, mas que teve de ser adiada, decorrerá em Lisboa, na pista Prof. Mário Moniz Pereira, e será conjugada, em parte, com a realização do Grande Prémio de Marcha Atlética das Galinheiras.
Exames teóricos (escritos e orais) e de vídeo, assim como a observação em tempo real da progressão regulamentar dos atletas no decorrer de algumas das provas organizadas pelo Centro de Atletismo das Galinheiras, constituirão matéria de avaliação.
O painel de examinadores será constituído pelos juízes internacionais da especialidade José Dias e Joaquim Graça (nível III da federação internacional), Ana Toureiro (nível II) e ainda Luís Dias (membro do comité de Marcha da Associação Europeia de Atletismo).
Nunca é de mais relembrar que, para a aquisição de níveis elevados de qualidade no julgamento de provas de marcha atlética nos próximos quatro anos, a participação massiva dos juízes que actualmente compõem os graus A e B do painel nacional é de primordial importância.
Mas, por si só, a certificação, realizada a cada quatro anos, e a actuação dos juízes em algumas provas nacionais durante uma época não serão suficientes para que tais níveis sejam alcançados na sua globalidade.
Nesta medida, é importante que as estruturas dirigentes nacionais e distritais da arbitragem portuguesa promovam, conjugadamente, em um ou mais fins-de-semana de competições, acções específicas de trabalho junto dos juízes de marcha.