sábado, 30 de abril de 2011

Sesto San Giovanni recebe a elite da marcha mundial

Elisa Rigaudo. Foto: FIDAL
A 54.ª edição do Troféu Cidade de Sesto San Giovanni terá lugar amanhã, 1 de Maio, em mais uma etapa do circuito mundial de marcha, com a prova dos 20 km femininos marcada para as 10.00 horas e os 20 km masculinos, às 16.00 horas.

Vera Santos, Inês Henriques, Ana Cabecinha e João Vieira participarão na competição, que se prevê de altíssimo nível, já que além da equipa lusa também é esperada a presença dos actuais campeões olímpicos, Alex Schwazer, Valery Borchin e Olga Kaniskina, os dois últimos favoritos à vitória, após concludentes triunfos em Rio Maior, no dia 9 deste mês.

Mas outros motivos de interesse a competição despertará na medida em que proporcionará os regressos das estrelas italianas Elisa Rigaudo (na foto), medalha de bronze nos Jogos de Pequim, depois de ter sido mãe em Setembro de 2010 da pequena Elena, e de Giorgio Rubino, sete meses após o 3.º lugar obtido na final do Challenge de 2010. Ambos, sob orientação do categorizado Sandro Damilano, farão um teste final com vista à participação na Taça da Europa, em Olhão. Também Alex Schwazer, treinado agora pelo campeão mundial de 1999, Michele Didoni, testará o seu estado de forma, após a lesão sofrida em Janeiro, quando praticava esqui.

De assinalar, igualmente, a participação na prova feminina da espanhola Beatriz Pascual, da lituana Kristina Saltanovic (há vários anos radicada em Portugal) e da brasileira Cisiane Lopes, assim como, na prova masculina, do tunisino Hassanine Sebei e do polaco Grzegorz Sudol, entre muitos outros de reconhecida valia.

Serão nove os juízes internacionais de marcha que fiscalizarão a competição: Nicola Maggio (Itália), o juiz-chefe, Manfred Bott (Alemanha), Joaquim Graça (Portugal), Khoo Chong Beng (Malásia), Vesna Repic (Sérvia), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Lamberto Vacchi (Itália), Cándido Velez (Porto Rico) e Shande Yang (China).