quarta-feira, 20 de abril de 2011

Juiz de marcha Pierce O'Callaghan eleito para Comité de Competições da AEA


Pierce O'Callaghan

O juiz internacional de marcha irlandês Pierce O'Callaghan foi eleito este sábado para o Comité de Competições da Associação Europeia de Atletismo, durante o congresso da AEA realizado em Londres. Para o mesmo comité foram ainda eleitos o monegasco Jean-Pierre Schoebel, o checo Libor Varhanik e o russo Mikhail Butov.

Pierce O'Callaghan, de 35 anos, faz parte do painel de juízes de marcha de nível III da AIFA, para onde entrou em 2006 como membro mais jovem, estando nomeado para actuar nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, e para chefiar a equipa de juízes da final do Challenge Mundial de Marcha deste ano, na Corunha, a 17 de Setembro.

Em 1995, com apenas 20 anos, criou o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Dublin. Como atleta internacional da especialidade, teve como ponto mais alto da carreira a participação nos europeus de atletismo de Budapeste, em 1998. No ano seguinte alcançou os mínimos B para os Jogos Olímpicos de Sydney de 2000, mas um problema de saúde não só o impediu de concretizar o sonho olímpico mas também determinou o fim da carreira de atleta. Como pequena consolação, o sonho olímpico acabaria meio-cumprido graças ao pupilo Jamie Costin, participante nessa mesma edição dos Jogos e na seguinte, em Atenas (2004), nas provas de 50 km.

Com formação académica em gestão e «marketing», O'Callaghan acabaria contratado pela AEA para seu director de comunicação, a ele se ficando a dever a ideia da eleição do atleta europeu do mês, que todos os meses atrai a atenção da comunidade atlética do Velho Continente.

Em declarações ao blogue «O Marchador», Pierce O'Callaghan afirmou que «o mais importante agora é funcionar bem com os restantes membros do comité, a fim de garantir que o grupo é de facto um comité». «Estou muito empenhado na ideia de um campeonato ou festival europeu de corridas de estrada, em incentivar os organizadores de 'meetings' de pista a limitar a participação de atletas não europeus ao máximo de três por país e em estudar a possibilidade de um festival europeu de estafetas», acrescentou.

O congresso de Londres reelegeu o suíço Hansjörg Wirz para presidente da AEA, que assim vê renovada a confiança do colégio eleitoral para um quarto mandato à frente da estrutura superior do atletismo para o continente europeu. Wirz, que presidirá a AEA até 2015, superou a candidatura do presidente da federação norueguesa, Svein Arne Hansen. Para os lugares de vice-presidente foram eleitos Jose Luís de Carlos (Espanha), Karel Pilny (Rep. Checa) e Jean Gracia (França).

Na mesma ocasião, o secretário-geral da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Salcedo, foi reeleito para o Conselho da AEA, de par com os seguintes colegas: Franco Arese (Itália), Sylvia Barlag (Holanda), Jonas Egilsson (Islândia), Liam Hennessy (Irlanda), Frank Hensel (Alemanha), Dobromir Karamarinov (Bulgária), Toralf Nilsson (Suécia), Erki Nool (Estónia), Antti Pihlakoski (Finlândia), Gabriela Szabo (Roménia), Salih Munir Yaras (Turquia) e Vadim Zelichenok (Rússia).

Por fim, o Comité de Desenvolvimento passa a ter a seguinte composição: Nick Davis (Irlanda), Anthony Chircop (Malta), Milan Pedalo (Bósnia e Herzegovina) e Erich Teigamägi (Estónia).