Fonte: CO Rio 2016 |
Nas últimas horas de 2010, perante uma multidão de cerca de dois milhões de pessoas que comemoravam a passagem do ano e assistiam, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, ao concerto de Daniela Mercury, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 divulgou o logótipo da competição que será o maior acontecimento desportivo do Brasil jamais realizado.
Como é referido, em nota oficial, o logótipo traduz o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, a sua natureza, os seus sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos abraçam-se num movimento individual e colectivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos postais do Rio de Janeiro, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num movimento feito de alegria, união, celebração e amizade.
Jacques Rogges, presidente do Comité Olímpico Internacional, que se deslocou propositadamente ao Rio de Janeiro para assistir ao seu lançamento, comentou: "Gostaria de dar os parabéns à equipa do Rio pelo design escolhido para a logótipo Rio 2016, que é muito inovador e criativo. Ele realmente traduz a visão do Rio de Janeiro e do Brasil para estes Jogos, a paixão dos brasileiros pelo desporto e a união de diferentes culturas em torno do projecto dos Jogos Olímpicos."