Foto: João Pedro Nunes/CBAt |
Realizado sob intenso calor, em Barueri, na cidade de São Paulo, os Campeonatos do Brasil de 50 km marcha proporcionaram a vitória, pela 7.ª vez, de Cláudio Richardson dos Santos, feito inédito na história da competição.
A prova que se iniciou às 6.30 horas da manhã, com uma temperatura de 20 graus e uma humidade de 89%, rapidamente chegou aos 32 graus à sombra. O atleta brasileiro, de 33 anos de idade, e residente em Currais Novos, estado do Rio Grande do Norte, percorreu as 50 voltas do circuito de 1 km, em 4.13.20.
No 2.º lugar classificou-se Luiz Filipe dos Santos, com 4.50.11, e muito depois chegou Samir César Sabadin, com 5.53.27, numa prova de algum sofrimento devido a problemas de estomâgo que o fizeram parar muitas vezes.
Os três primeiros classificados representarão o Brasil na Taça Pan-Americana de Marcha, a realizar em 26 e 27 de Março, na cidade colombiana de Sabaneta.
Durante a realização da competição, a Federação Paulista de Atletismo levou a efeito um Festival de Marcha, com provas destinadas a todos os escalões etários que atraíram dezenas de participantes e constituiu um bom incentivo ao desenvolvimento da especialidade.