segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bohdan Bulakowski cessa funções na Coreia do Sul


Bodhan Bulakowski, ao centro (foto: facebook do próprio)

O treinador polaco Bohdan Bulakowski cessou as funções de treinador da selecção nacional de marcha da Coreia do Sul, após sete anos de actividade naquele país asiático.
Bulakowski, nascido em 11 de Janeiro de 1950, em Varsóvia, representou o seu país nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, tendo-se classificado em 7.º lugar nos 20 km marcha, com o tempo de 1.28.36 h.
A equipa do blogue “O Marchador”, em contacto directo, colocou-lhe algumas questões a que amavelmente nos respondeu.
Referiu que os anos passados na Coreia foram uma experiência nova e interessante, e também um desafio na medida em que no início os marchadores não eram muitos e daí sentir-se orgulhoso por ter conseguido levar alguns deles a um bom nível internacional.
Das dificuldades sentidas disse que foram essencialmente a nível linguístico e na mentalidade e cultura asiáticas, exigindo-lhe muita dedicação e redobrados esforços. Ainda segundo Bohdan Bulakowski, um dos factores que têm condicionado o desenvolvimento da especialidade no país é o reduzido número de treinadores de marcha, havendo actualmente uma dúzia de atletas a praticá-la seriamente.
A sua intenção seria continuar o trabalho até aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, mas a separação familiar e a enorme distância entre a Polónia e a Coreia fizeram-no mudar de ideias e regressar mais cedo ao seu país.
Bohdan Bulakowski vai agora descansar e depois analisar as possibilidades de ofertas que surjam, eventualmente de um país europeu.


Colaboração: Kristina Saltanovic