quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rumo a Olhão – revisitando a Taça da Europa de Marcha de 1996 (I edição)

Em 20 de Abril de 1996 realizou-se, em La Coruña (Espanha), a primeira edição da Taça da Europa de Marcha, com a participação de 17 países.
Doze atletas representaram Portugal na competição. Susana Feitor esteve em plano de destaque com a medalha de bronze obtida nos 10 km femininos, com 43.31 m. Antes de Susana cortariam a meta Annarita Sidoti (Itália), com 43.26 m, e Rosella Giordano (Itália), com 43.27.
Os outros participantes lusos foram, nos 20 km masculinos, Sérgio Vieira (33.º), Augusto Cardoso (36.º), João Vieira (39.º) e Pedro Martins (47.º); nos 50 km, José Urbano (14.º), José Magalhães (16.º), Luís Ribeiro (20.º) e José Pinto (21.º); e nos 10 km femininos, Isilda Gonçalves (26.ª), Sofia Avoila (30.ª) e Lígia Gonçalves (36.ª).
As medalhas de ouro nas provas masculinas foram arrecadadas, nos 20 km, por Robert Korzeniowski (Polónia), com 1.21.46 h, e, nos 50 km, por Jesús Ángel García (Espanha), com 3.51.01 h.

Na classificação colectiva, triunfos para a Espanha na global masculina (20 e 50 km), com vitória ainda em cada uma das provas, e para a Itália nos 10 km femininos. Portugal foi sexto na classificação global masculina (11.º nos 20 km e 6.º nos 50 km) e ainda sexto na classificação feminina.
De referir que a delegação portuguesa foi chefiada por Norberto Santos, director da FPA, com o enquadramento dos atletas pelos treinadores Luís Dias (então técnico nacional de marcha), Jorge Miguel e Francisco Mariano. Gilda Patrícia, fisoterapeuta algarvia, acompanhou a comitiva.
Para registo, aqui ficam também os nomes dos oficiais da competição, designados pela Associação Europeia de Atletismo: Peter Marlow (Grã-Bretanha), o delegado técnico; Maria Amélia dos Anjos (Portugal), a delegada do controlo do doping; Maris Peterson (Rússia), Luís Saladie (Espanha) e Michael Lane (Irlanda), os membros do Júri de Apelo; Janusz Krynicki (Polónia), o juiz-chefe de marcha, Mário Borghes (Itália), José Dias (Portugal), Jordi Estruch (Espanha), Ivar Guttulsrod (Noruega), Michel Schneider (Suíça) e Jacques Xémard (França), os restantes juízes de marcha.