sábado, 6 de abril de 2024

De regresso ao Bombarral para a Taça de Portugal de Marcha 2024

Imagens: FPA. Montagem: O Marchador

Tal como sucedido em 2023, Bombarral recebe hoje (6/4) a Taça de Portugal de Marcha Atlética, um evento eminentemente coletivo da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e que conta com o apoio da Câmara Municipal local e da Associação Distrital do Distrito de Leiria.

Inicialmente prevista para 10 de março, importa referir que a nova data que infelizmente foi encontrada para a Taça de Portugal sabia-se que iria colidir necessariamente com o já, há muito tempo, programado evento «Gold» da World Athletics, em Podebrady, na República Checa, onde a maioria dos principais marchadores nacionais se encontra para competir hoje, o que até vem sendo tradição. Tendo em conta o importante apoio na realização do evento da parte do município do Bombarral, bem merecia esta entidade melhor consideração!

E também cabe aqui perguntar que tipo de gestão é feita na FPA para a planificação da atividade competitiva da marcha atlética quando, na apresentação desse importante evento que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Bombarral, justamente publicitada a 16 de março e que contou com a presença dos presidentes do Município anfitrião e da FPA, respetivamente, Ricardo Fernandes e Jorge Vieira, entre outros, se escrevia, e passamos a citar "a prova do calendário competitivo da FPA irá servir também de qualificação para a Taça do Mundo de Marcha, que vai ser disputada na Turquia" quando se sabia que o limite temporal para a obtenção das marcas para o Campeonato do Mundo de Nações em Marcha (e não a designação citada) terminava, como terminou efetivamente, a 31 de março.

No Bombarral, as provas do evento nacional têm início às 18 horas, com a partida feminina conjunta dos escalões sub-18 (inclui o sub-16), com 5 km, e os absolutos e sub-20, com 10 km. Seguem-se, às 19 horas, as provas dos mesmos escalões e distâncias para o setor masculino.

Encontram-se inscritos 58 atletas em representação de 26 clubes, provenientes de 11 distritos do país.

A anteceder este programa, uma iniciativa designada por «Bombarral a Marchar» e integrada no evento faz disputar provas para os escalões mais jovens, às 17h00, 2 km para atletas sub-14, às 17h30, 1 km para sub-12 e às 17h45, 1 km para sub-10, masculinos e femininos.

A edição do ano passado apurou como vencedores da Taça, nos masculinos, o Clube Recreativo do Penteado, e nos femininos, o Sporting Clube de Portugal.

Consulte o regulamento da competição [aqui] e os atletas inscritos por prova/escalão etário [aqui].