domingo, 7 de abril de 2024

1992, ano de altos e baixos

Os vários campeões de Portugal em 1992 em diferentes escalões etários,
em pista ao ar livre, pista coberta e estrada, e a representação da disciplina
da marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Imagens: arquivo
«O Marchador», Revista Atletismo e IG Paulo Revêz.

A marcha atlética portuguesa experimentou em 1992 sentimentos contraditórios. Por um lado, os mais destacados representantes da disciplina superaram-se e bateram mais alguns recordes nacionais, demonstrando também por essa via o contínuo desenvolvimento da especialidade no país. Por outro lado, a participação em competições internacionais (desde logo nos Jogos Olímpicos) saldou-se por uma quantidade inusitada de desclassificações, que mancharam e deixaram em xeque as manifestações do crescimento que vinha a ser registado desde que a marcha foi reintroduzida em Portugal, no final de 1974.

Nunca antes os Jogos Olímpicos tinham tido lugar tão próximo do território português. Barcelona, a cerca de 700 quilómetros de Portugal em linha recta, iria acolher os Jogos da XXV Olimpíada e a proximidade suscitava grande entusiasmo e expectativa de boa presença dos marchadores portugueses. A missão olímpica nacional haveria de apresentar nada menos que cinco marchadores, cifra impensável poucos anos antes (ou mesmo meses) e que também resultou da circunstância de estes Jogos serem os primeiros a incluir provas de marcha para o sector feminino – no caso, a dos 10 km, juntando-se aos 20 e aos 50 km dos masculinos.

Entre os homens, o trio de Josés (Pinto, Urbano e Magalhães, todos treinados nesta fase por Luís Dias) iria competir na prova mais longa, sendo que José Urbano começaria por alinhar nos 20 km (era o único com mínimos nas duas distâncias). Já nos femininos, à esperada presença de Susana Feitor juntou-se a participação de Isilda Gonçalves, que alcançou os mínimos nos 10 km com os 46.43 m averbados a 6 de Junho, no Grande Prémio da Corunha. Um resultado que veio finalmente suplantar a sequência de três marcas entre 47.22 m e 47.26 m, obtidas de 22 de Março a 23 de Maio.

No global, esta seria a terceira (e última) presença de José Pinto nos Jogos Olímpicos e a segunda de José Urbano. Todos os demais teriam em Barcelona a estreia olímpica: José Magalhães, Susana Feitor e Isilda Gonçalves.

A fase de «apuramento» para os Jogos tinha decorrido de forma auspiciosa, dado que apresentar cinco atletas com mínimos olímpicos era extraordinário – mesmo para a maior parte dos que pensavam e organizavam a marcha em Portugal, era porventura até surpreendente que tantos atletas tivessem alcançado marcas tão exigentes como 4.05.00 h nos 50 km, 1.24.00 h nos 20 km ou 47.00 m nos 10 km femininos. Só que o desempenho na capital catalã acabaria por ser bem mais modesto do que o imaginado à partida para Barcelona. José Pinto, nos 50 km, e Susana Feitor, nos 10 km, foram desclassificados. A mesma sorte teve José Urbano nos 20 km, vindo a redimir-se uma semana depois, na prova longa, ainda que com resultado muito aquém do valor do atleta do Benfica: 4.16.31 h, correspondentes ao 25.º lugar. Três lugares mais atrás ficava José Magalhães, creditado com 4.20.12 h, resultado que o marchador do Atlético Clube Alfenense tinha superado em todas as provas da distância desse ano, desde as 4.15.19 h a 22 de Março nos nacionais de marcha em Estrada, realizados em Rio Maior, até às 4.04.46,0 h averbadas em Bergen (Noruega), a 15 de Maio, e que deram a José Magalhães o passaporte olímpico. Recorde-se, a propósito, que a marca obtida na Noruega constituiu novo recorde nacional da distância em pista.

Uma das justificações para a escassez de valor das marcas dos marchadores portugueses classificados relacionou-se com o perfil do circuito das provas, que começavam todas numa zona da baixa da cidade, desenrolavam-se depois num circuito de dois mil metros, terminando no Estádio Olímpico, após uma subida longa e muito íngreme. Naturalmente, também Isilda Gonçalves se ressentiu dessas condições, terminando os 10 km em 50.23 m (ou seja, no 34.º lugar).

Para estes atletas (ou para alguns, pelo menos), o ano já não começara bem em vários aspectos. Com a marca alcançada nos 5000 metros dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta (18.52,25), José Urbano posicionava-se como potencial candidato a bom resultado nos europeus de pista coberta, que iriam ter lugar em Génova (Itália). Numa prova especialmente exigente em matéria técnico-regulamentar, seria fundamental o acompanhamento do treinador, para dar indicações importantes ao longo da competição. No entanto, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) entendeu não integrar na comitiva o treinador do atleta do Benfica, Luís Dias. Perante a situação, José Urbano decidiu não comparecer nos campeonatos, faltando à chamada no aeroporto. Terminados os campeonatos, a FPA fez um inquérito sobre as circunstâncias do acontecimento, acabando por advertir o atleta mas sem castigo de suspensão, como chegou a recear-se, evitando-se assim comprometer a participação de Urbano nos Jogos Olímpicos.

Ao longo da época, José Urbano averbou duas outras desclassificações: a 5 de Abril, no Memorial «Guerau Garcia» de Marcha (Espanha, 20 km, no circuito que iria ser usado nos Jogos Olímpicos), e a 10 de Maio, no Grande Prémio de L'Hospitalet (Espanha, 20 km). A primeira dessas provas ficou marcada pela circunstância de Urbano ter dominado a competição em grande parte do tempo, ter andado isolado a meio da prova, ter depois sido alcançado e ter finalmente concluído a distância na segunda posição, com 1.24.10 h, batido apenas pelo espanhol Valenti Massana, acabando minutos depois por ser informado de que, afinal, era desclassificado.

Pelo meio das desclassificações, Urbano ia batendo recordes nacionais – três recordes, em outras tantas distâncias. Logo em 22 de Fevereiro, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, em Braga, venceu os 5000 m marcha masculinos com 18.52,25 m, superando o máximo que já lhe pertencia de 19.18,26 m, estabelecido no mesmo local a 4 de Fevereiro de 1989, mas também o máximo absoluto de 18.56,61 m estabelecido no ano anterior em França.

Depois, a 15 de Março, veio o recorde na prova da hora realizada no Estádio Nacional e integrada no programa das Provas de Observação da FPA. José Urbano percorreu 14.647 metros ao longo de 60 minutos e apoderou-se do recorde que desde 6 de Setembro de 1986 pertencia a José Pinto (14.418 m, em Hildesheim, Alemanha).

Por fim, o recorde dos 20 km, a 23 de Maio, no Grande Prémio de Marcha «Cidade do Montijo», onde marcou 1.21.41 h e assim retirou 38 segundos ao máximo vigente, que lhe pertencia desde 27 de Maio de 1989 e fora obtido em L’Hospitalet (Espanha).

Susana Feitor teve em 1992 experiência semelhante de alternância entre recordes e desclassificações. Nos Jogos Olímpicos, pelo meio de incentivos e de chamadas de atenção para as duas advertências com que iniciava a escalada de Montjuich, a atleta expôs-se ao risco e acabou fortemente penalizada com a desclassificação a poucos metros da entrada no estádio. Não pôde, por isso, classificar-se na estreia olímpica nem conhecer a emoção da entrada num grande estádio repleto de público. Felizmente, haveria de ter muitas outras oportunidades para fazê-lo, mais madura e mais experiente.

Poucas semanas depois, a 20 de Setembro, nos 5000 m marcha femininos do mundiais de juniores de Seul (Coreia do Sul), nova desclassificação, também próximo do final da competição, quando estava praticamente garantida a medalha de prata, atrás da chinesa Gao Hongmiao e à frente da australiana Jane Saville, que haveria de finalizar em segundo lugar.

Mas a parte precedente da época tinha sido muito positiva e produtiva em matéria de recordes nacionais. A «caçada» abrira a 29 de Fevereiro, em Braga, com os 3000 m marcha femininos em pista coberta, com Susana Feitor a averbar 12.42,1 m. Tratou-se da estreia da atleta do Clube de Natação de Rio Maior em provas em recinto coberto, o que significa que veio riscar da lista de recordes nacionais outro nome, o da ainda mais jovem Sofia Avoila (com 15 anos), que seis dias antes, a 23 de Fevereiro, na mesma pista, se sagrara campeã nacional absoluta de pista coberta, com 13.16,2 m.

Veio depois a competição feminina da meia hora marcha, a 15 de Março, nas Provas de Observação da FPA no Estádio Nacional: 6696 metros foi o resultado averbado por Susana Feitor, numa prova em que, como quase sempre acontecia em Portugal, andou em contra-relógio individual e ainda registou a considerável passagem aos 5000 metros em 22.20,7 m. Suplantou assim o anterior máximo que Isilda Gonçalves estabelecera dois anos antes, com 6305 metros. A seguir, no dia 22 de Março, durante os Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada, em Rio Maior, recorde dos 10 km, com 45.24 m, melhorando 13 segundos a marca obtida em Tóquio (Japão), a 14 de Agosto do ano anterior, nos mundiais de atletismo.

Depois dos 10 km em estrada veio o recorde da mesma distância em pista: foi a 15 de Maio, no Grande Prémio Softleland, em Bergen (Noruega), com o registo de 45.45,5 m. De novo os 3000 metros, mas desta vez ao ar livre: a 31 de Maio, nos nacionais de juvenis realizados em Viseu, Susana Feitor registou 12.32,34 m. Por fim, a 1 de Julho, no Meeting de Schwechat, em Viena (Áustria), 5000 m cumpridos 21.30,91 m e superando os 21.44,30 com que, em 22 de Agosto de 1990, se tinha sagrado campeã mundial de juniores em Plovdiv, na Bulgária.

A estes recordes nacionais de José Urbano, Susana Feitor e Sofia Avoila, haverá que juntar outros dois para que o panorama anual fique completo. O primeiro, a 7 de Março em Rio Maior, nos 3000 m marcha iniciados masculinos, foi obtido por Pedro Veríssimo, do Clube de Natação de Rio Maior, com 13.22,6 m. O segundo, em Bergen, a 15 de Maio, nos 50 mil metros marcha (ou seja, 50 km em pista), por José Magalhães (AC Alfenense): recorde absoluto, com 4.04.46,0 h e que, como já se referiu, conferiu mínimos olímpicos para o atleta de Alfena.

Numa análise global do ano, pode dizer-se que José Urbano se libertou do que poderia chamar-se a sombra «tutelar» de José Pinto, a grande referência da marcha portuguesa durante década e meia. Em 1992, José Urbano foi invencível entre os marchadores portugueses: ganhou os 5000 m dos nacionais de pista coberta, os 50 km dos nacionais de marcha em estrada, os 5000 metros dos nacionais de clubes da I Divisão e os 20 mil metros dos Campeonatos de Portugal de Atletismo. Ou seja, triunfou em todos os campeonatos nacionais a que podia concorrer. Nas restantes provas realizadas em Portugal, saiu sempre vencedor, tendo por isso sido um ano de completo domínio em solo português.

Mas o seu grande momento de afirmação foi a participação nos nacionais de 50 km, em Rio Maior. Era a estreia do beirão na distância olímpica mais longa, na qual o grande dominador era José Pinto, desde a primeira prova da distância em Portugal, nove anos antes, em Alenquer. O belenense foi, de resto, o primeiro a isolar-se, cumprindo a primeira légua em menos 35 segundos que o benfiquista (23.20, contra 23.55). Mas Urbano recolaria perto dos 10 quilómetros, para se isolar cerca dos 14. A partir daí, José Urbano fez uma prova em ritmo crescente, enquanto Pinto acusava problemas físicos, que o obrigaram a várias paragens. A vantagem de Urbano aumentou para mais de seis minutos aos 35 quilómetros, mas nesse momento surgiu o «muro» dos cinquentistas. A quebra de José Urbano foi evidente, José Pinto fez valer a maior experiência e recuperou mais de um quilómetro da desvantagem que tinha acumulado, mas não chegou para renovar o título de campeão nacional, desta vez conquistado pelo colega do Benfica, por um minuto e 25 segundos de diferença (3.59.33, contra 4.00.58), mas ambos com mínimos para os Jogos de Barcelona.

O domínio que José Urbano demonstrou nos masculinos teve paralelo no sector feminino através de Susana Feitor – no seu caso, com ainda menos oposição do que a que teve o marchador do Benfica. Susana tornou-se recordista nacional absoluta de todas as distâncias da marcha feminina, numa paleta agora completa em função das estreias que registou com sucesso na pista coberta (3000 m) e nos 10 mil metros em pista ao ar livre. De resto, também só vitórias ante colegas portuguesas.

O problema das desclassificações que assolaram os melhores portugueses nas competições internacionais constituiu alerta para a necessidade de formação técnica e para a importância do treino específico da componente técnico-regulamentar. Era obrigatório que o futuro tivesse em conta essa experiência negativa de 1992, exigindo medidas para as correcções que se impunha produzir.

Para esse mesmo futuro, o ano de 1992 terminava com expectativas e confirmações de valores que representavam crédito para a continuação e até melhoria dos resultados nacionais e internacionais dos marchadores portugueses. Entre os atletas jovens em maior destaque ao longo do ano devem ser consideradas as confirmações de Sofia Avoila (CD Montijo, campeã nacional de pista coberta e 13.ª no mundial de juniores), Lídia Santos (Boavista FC, 2.ª nos grandes prémios de Gaia e do Montijo), Pedro Pinto (Académica de Coimbra, 1.º no nacional de clubes da II Divisão batendo Hélder Oliveira e 2.º no GP Grândola, batido apenas por Urbano), Rita Silva (Sporting CP, 1.ª no nacional de clubes da I Divisão e 3.ª nos nacionais de juniores e de sub-23), Joaquim Pentieiro (CIPA, campeão nacional de juniores em estrada e em pista e vice-campeão de sub-23), Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos, 1.ª no interassociações de estrada de iniciados femininos e na final nacional do DN Jovem, 3.ª nos nacionais de juvenis) e Alexandra Lamas (União Desportiva da Tocha, 3.ª nos nacionais de pista coberta e no GP Grândola) e as revelações de Bruno Ferreira (CCD Paivas, campeão nacional de juvenis em estrada, 3.º nos nacionais de juvenis em pista, 2.º nos nacionais de juniores, 1.º no interassociações de juvenis), Pedro Veríssimo (CN Rio Maior, vencedor do interassociações em estrada de iniciados masculinos, 1.º na final nacional do DN Jovem e recordista nacional dos 3000 m iniciados masculinos) e Isilda Jorge (CN Rio Maior, vice-campeã nacional de juniores).

A estes haverá ainda que juntar os irmãos Sérgio e João Vieira, do Clube de Natação de Rio Maior, respetivamente primeiro e segundo nos nacionais de juvenis, em Viseu a 30 de Maio, e terceiro e quarto nos nacionais de juniores, a 25 de Julho, no Estádio Nacional. Irmãos gémeos nascidos em 1976 (portanto, um ano mais novos que Susana Feitor e da mesma idade que Sofia Avoila), tinham pela frente mais três épocas em que poderiam pensar em mundiais e europeus de juniores. Além disso, Sérgio apresentava-se como o mais «despachado» dos dois irmãos, impondo-se várias vezes a João nestes primeiros anos, mas acabando por ser este a resistir durante mais tempo na prática da marcha, continuando, três décadas depois, a acumular títulos de campeão nacional, excelentes classificações em grandes competições internacionais e a enriquecer um dos mais notáveis currículos mundiais de marchadores. Como haveremos de ver nas próximas edições deste apanhado histórico de 50 anos de marcha em Portugal.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1992 (...)

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

26 de Junho a 4 de Julho, Campeonato da Europa de Veteranos - Pista, Kristiansand, Noruega. 3/7, 20 km masculinos M55: 1.º, Gerhard Weidner (Alemanha), 1.38.55 (...) 12.º, Avelino Ferreira (Portugal), 2.06.35 (18 participantes).

25 de Julho a 9 de Agosto, Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha. 31/7, 20 km masculinos: 1.º, Daniel Plaza (Espanha), 1.21.25; 2.º, Guillaume Leblanc (Canadá), 1.22.25; 3.º, Giovanni De Benedictis (Itália), 1.23.11; José Urbano (Portugal), desclassificado (42 participantes). 3/8, 10 km femininos: 1.ª, Chen Yueling (China), 44.32; 2.ª, Yelena Nikolayeva (Equipa Unificada/Rússia), 44.33; 3.ª, Li Chunxiu (China), 44.41 (...) 34.ª; Isilda Gonçalves (Portugal), 50.23; Susana Feitor (Portugal), desclassificada (44 participantes). 7/8, 50 km masculinos: 1.º, Andrey Perlov (Equipa Unificada/Rússia), 3.50.13; 2.º, Carlos Mercenario (México), 3.52.09; 3.º, Ronald Weigel (Alemanha), 3.53.45 (...) 25.º, José Urbano (Portugal), 4.16.31 (...) 28.º, José Magalhães (Portugal), 4.20.12; José Pinto (Portugal), desclassificado (42 participantes).

15 a 20 de Setembro, Campeonatos do Mundo de Juniores de Atletismo, Seul, Coreia do Sul. 16/9, 10.000 m masculinos: 1.º, Jefferson Pérez (Equador), 40.42,66; 2.º, Jacek Müller (Polónia), 40.50,82; 3.º, Grzegorz Müller (Polónia), 41.12,28 (22 participantes). 20/9, 5000 m femininos: 1.ª, Gao Hongmiao (China), 21.20,03; 2.ª, Jane Saville (Austrália), 21.58,64; 3.ª, Mika Itakura (Japão), 22.25,58 (...) 13.ª, Sofia Avoila (Portugal), 23.10,69; Susana Feitor (Portugal), desclassificada (35 participantes).

Campeonatos nacionais

22 e 23 de de Fevereiro, 4.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 22/2, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 18.52,25 (recorde nacional); 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 20.35,3; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 20.35,7 (14 participantes). 23/2, 3000 m femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.16,2 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 14.30,8; 3.ª, Alexandra Lamas (UD Tocha), 14.47,7 (17 participantes).

22 de Março, VII Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Rio Maior. 50 km seniores masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 3.59.33; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 4.00.58; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 4.15.19 (12 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.22; 2.ª, Siw Vera Ibáñez (Suécia), 48.19 (extracampeonato); 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 51.56; 4.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 54.54 (14 participantes). Vencedores de outros escalões: 20 km juniores masculinos, Joaquim Pentieiro (CIPA), 1.41.38; 10 km juniores femininos, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.24 (recorde nacional absoluto); 10 km juvenis masculinos, Bruno Ferreira (CCD Paivas), 47.11; 5 km juniores femininos, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.58. Interassociações/provas abertas: 2 km infantis masculinos, António Sérgio (CCR Válega/Aveiro), 10.08; 1 km infantis femininos, Clementina Costa (GD Lourocoop/Aveiro), 4.53; 3 km iniciados masculinos, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior/Santarém), 13.20; 2 km iniciados femininos, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos/Leiria), 10.03.

30 e 31 de Maio, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Fontelo, Viseu (org.: FPA). 30/5, 5000 m masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 22.25,27; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 22.48,73; 3.º, Bruno Ferreira (CCD Paivas), 23.03,16 (20 participantes). 31/5, 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.32,34 (recorde nacional absoluto); 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.45,29; 3.º, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 14.45,47 (19 participantes).

27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Estádio Nacional. 27/6, 5000 m masculinos, 1.º, Carlos Eduardo (CA Futebol), 24.02,75; 2.º, João Norte (CO Pechão), 25.04,90; 3.º, Carlos Carmino (ADCR Bairro dos Anjos), 25.19,75 (10 participantes). 28/6, 3000 m femininos: 1.ª, Ana Jardim (CS Marítimo), 20.02,8; 2.ª, Fernanda Lopes (CD Drizes), 20.35,2; 3.ª, Cristina Rolo (ESNA), 21.02,4 (4 participantes).

27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Fontelo, Viseu. 27/6, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Pinto (AA Coimbra), 22.38,1; 2.º, Hélder Oliveira (GD Vilamoura), 22.56,2; 3.º, Décio Ramos (AD Ovarense), 27.08,4 (7 participantes). 28/6, 3000 m femininos: 1.ª, Laurinda Ferreira (CP Mangualde), 15.56,60; 2.ª, Dora Cabrita (GD Vilamoura), 16.35,59; 3.ª, Paula Vieira (NAC Alcanena), 18.22,23 (7 participantes).

27 e 28 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Maia. 17/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.58,44; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 20.22,93; 3.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 20.22,94 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Rita Silva (Sporting CP), 15.18,65; 2.ª, Fernanda Ferreira (Vitória FC), 15.25,28; 3.ª, Isabel Rodrigues (SC Braga), 17.33,73 (7 participantes).

4 e 5 de Julho, Campeonatos Nacionais Sub-23, Maia (org.: FPA). 4/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 44.01,17; 2.º, Joaquim Pentieiro (CIPA), 44.54,88; 3.º, Jaime Santos (GD Lourocoop), 49.37,38 (7 participantes). 5000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 22.09,99; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.46,18; 3.ª, Rita Silva (Sporting CP), 24.53,09 (9 participantes).

11 e 12 de Julho, Campeonatos de Portugal, Braga (org.: FPA). 11/7, 20.000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.25.17,5; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.30.15,3; 3.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.37.07,2 (8 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.38,5; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.44,5; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.02,4 (4 participantes).

25 e 26 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Estádio Nacional (org.: FPA). 25/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Joaquim Pentieiro (CIPA), 43.49,8; 2.º, Bruno Ferreira (CCD Paivas), 48.10,9; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 48.56,0 (6 participantes). 26/7, 5000 m femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.54,2; 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 25.22,0; 3.ª, Rita Silva (Sporting CP), 25.56,4 (6 participantes).

Principais eventos (entre outros)

11 de Janeiro, II Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Recreativo Grandolense), 98 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.24.02; 2.º, Pedro Pinto (AA Coimbra), 1.29.15; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.31.49 (6 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.39; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.30; 3.ª, Alexandra Lamas (UD Tocha), 51.59 (5 participantes).

2 de Fevereiro, Campeonatos de Madrid de Marcha e IV Memorial «Pedro Moreno Cuaresma», Madrid, Espanha. 20 km masculinos, com a participação de José Urbano (Portugal): prova interrompida aos 6 km e anulada devido a erro de medição do circuito, que tinha claramente menos que os 2000 metros regulamentados.

15 de Fevereiro, II Grande Prémio de Palmela, 72 participantes de 16 clubes (vários escalões). 5 km masculinos absolutos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.32; 2.º, Mário Contreiras (Sporting CP), 20.04; 3.º, Carlos Leitão (SC Banheirense), 21.13 (20 participantes). 3 km femininos absolutos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.40, 1.ª juvenil; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 13.41; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 14.50 (14 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 73 pontos; 2.º, GR Grandolense, 69; 3.º, CD Montijo, 68.

15 de Março, Provas de Observação FPA, Estádio Nacional (org.: FPA). 1 hora marcha pista masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 14.647 metros (recorde nacional), 10.000 m, 40.57,9 (10 participantes); meia hora marcha femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6696 metros (recorde nacional absoluto), 5000 m, 22.20,7 (16 participantes).

5 de Abril, Critérium National des 50 kms Piste, Héricourt, França. 50.000 m masculinos: 1.º, Martial Fesselier (Sra Caen, França), 3.49.23,4 (...) Jorge Esteves (Portugal), desclassificado (19 participantes).

5 de Abril, Memorial «Guerau Garcia» de Marcha, Barcelona, Espanha (org.: Fundació Guerau García/Marathon Catalunya). 20 km masculinos: 1.º, Valenti Massana (Espanha), 1.23.46 (...) José Urbano (Portugal), desclassificado; José Pinto (Portugal), desistente.

26 de Abril, VII Grande Prémio da Reboleira (Junta de Freguesia da Reboleira/CPMA), 78 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.26.03; 2.º, Mário Contreiras (Sporting CP), 1.26.31; 3.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.29.11 (7 participantes). 5 km femininos absolutos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 22.40, 1.ª júnior; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 23.32; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 24.52 (7 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Montijo, 46 pontos; 2.º, SL Benfica, 29; 3.º, CA Galinheiras, 25.

1 de Maio, 3.º Grande Prémio da Baixa da Banheira (org.: SC Banheirense), 91 participantes de 19 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 40.50; 2.º, Mário Contreiras (Sporting CP), 42.52; 3.º, Juan Luis Ramilo (Celta de Vigo/Espanha), 43.40 (15 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 23.20, 1.ª júnior; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.27, 1.ª juvenil; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 25.16 (13 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 70 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 70; 3.º, CD Montijo, 55.

1 de Maio, 13.ª Marcha Internacional Sesto San Giovanni, Itália. 10 km femininos: 1.ª, Ileana Salvador (Sisport Fiat Torino/Itália), 42.07 (...) 16.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.24 (38 participantes).

2 e 3 de Maio, DN Jovem - Final Nacional, Estádio Nacional (org.: FPA). 3000 m sub-16 masculinos: 1.º, Pedro Veríssimo (Santarém), 13.46,6; 2.º, Cláudio Pires (Faro), 14.44,6; 3.º, Sérgio Silva (Aveiro), 15.03,5 (20 participantes). 2000 m sub-16 femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (Leiria), 9.35,4; 2.ª, Maria Salomé Rodrigues (Aveiro), 10.00,3; 3.ª, Vanda Ribeiros (Faro), 10.21,8 (16 participantes). 2000 m sub-14 masculinos: 1.º, António Lopes (Aveiro), 9.41,1; 2.º, Gonçalo Fonseca (Leiria), 10.01,9; 3.º, Acácio Diogo (Setúbal), 10.19,5 (18 participantes). 1000 m sub-14 femininos: 1.ª, Felicidade Rosa (Lisboa), 4.48,0; 2.ª, Clementina Costa (Aveiro), 4.55,0; 3.ª, Liliana Martins (Porto), 5.00,2 (18 participantes).

10 de Maio, 6.º G.P. Cidade de Vila Nova de Gaia / 1.º Urbicoope (org.: CPMA), 101 participantes. 10 km absolutos masculinos: 1.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 42.10,3; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 42.25,8; 3.º, Jorge Esteves (GS Loures), 44.51,9 (5 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª Susana Feitor (CN Rio Maior), 22.16,7, 1.ª júnior; 2.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 25.49,6; 3.º, Laurinda Ferreira (CP Mangualde), 26.15,5 (10 participantes).

10 de Maio, 23.º Grande Prémio de L'Hospitalet, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Mikhail Schennikov (Equipa Unificada/Rússia), 1.19.53 (...) José Urbano (Portugal), desclassificado. 5 km femininos: 1.ª, Kerry Junna-Saxby (Austrália), 20.43 (...) 15.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 23.30 (49 participantes).

15 e 16 de Maio, Softleland Grand Prix, Bergen, Noruega. 15/5, 50.000 m masculinos: 1.º, Carlos Mercenario (México), 3.48,05,9 (...) José Magalhães (Portugal), 4.04.46,0 (recorde nacional) (17 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Beate Anders (Alemanha), 42.11,5 (...) 13.ª, Susana Feitor (Portugal), 45.45,5 (recorde nacional de pista) (30 participantes). 16/5, 5 km masculinos: 1.º, Stefan Johansson (Suécia), 21.40 (...) 6.º, José Magalhães (Portugal), 22.45 (33 participantes).

23 de Maio, VI Grande Prémio de Marcha «Cidade do Montijo» (org.: CMM, ASAS), 71 participantes de 17 clubes (vários escalões). 20 km masculinos absolutos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.21.41 recorde nacional; 2.º, Mário Contreiras (GD Quimigal), 1.31.46; 3.º, Pedro Pinto (AA Coimbra), 1.34.36 (9 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.26; 2.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 49.58; 3.ª, Rita Silva (Sporting CP), 51.30, 1.ª júnior (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CD Montijo, 42 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 21; 3.º, Vitória FC, 20.

6 de Junho, VI Grande Prémio de Marcha da Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Maurizio Damilano (Itália), 1.18.54 (...) 21.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.28.36; 22.º, Mário Contreiras (Portugal), 1.29.59 (...) 26.º, José Magalhães (Portugal), 1.33.50 (27 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Madelein Svensson (Suécia), 43.28 (...) 15.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 46.43 (31 participantes). 5 km juniores femininos: 1.ª, María Vasco Gallardo (Espanha), 22.38 (...) 6.ª, Sofia Avoila (Portugal), 23.14 (29 participantes).

20 e 21 de Junho, Torneio Interassociações de Juvenis, Estádio de Alvalade (org.: FPA). 20/6, 5000 m masculinos: 1.º, Bruno Ferreira (Setúbal), 23.18,0; 2.º, Sérgio Marques (Porto), 24.34,3; 3.º, Hélder Neves (Aveiro), 25.06,7 (15 participantes). 21/6, 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (Santarém), 12.45,6; 2.ª, Sofia Avoila (Setúbal), 14.00,0; 3.ª, Sandra Oliveira (Viana do Castelo), 14.58,5 (12 participantes).

1 de Julho, Meeting de Schwechat, Viena, Áustria. 5000 m femininos: 1.ª, Yelena Arshintseva (Rússia), 21.18,39; 2.ª, Susana Feitor (Portugal), 21.30,91 (recorde nacional absoluto); 3.ª, Tatiana Ragozina (Rússia), 21.34,34.

3 de Julho, Meeting d’Athlétisme, Reims, França. 5000 m masculinos: 1.º, Robert Korzeniowski (Polónia), 18.17,22; 2.º, José Urbano (Portugal), 19.05,30; 3.º, Sandor Urbanik (Hungria), 19.32,54 (7 participantes).

30 de Agosto, Meeting de Pádua, Itália. 5000 m masculinos: 1.º, Maurizio Damilano (Itália), 18.44,86. 3000 m femininos, 1.ª, Ileana Salvador (Itália), 12.20,12 (...) 4.ª, Susana Feitor (Portugal), 12.48,88.

28 de Novembro, 8.º Grande Prémio das Galinheiras (org.: CA Galinheiras), 94 participantes. 10 km seniores masculinos: 1.º, Mário Contreiras (Sporting CP), 44.20,89; 2.º, Bartolomeu Konde (CF «Os Belenenses»), 50.15,89; 3.º, Pedro Marques (CCD Olivais Sul), 53.54,26 (4 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 24.19,37; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 25.46,33; 3.ª, Paula Silva (SL Benfica), 29.02,27 (7 participantes).

20 de Dezembro, Grande Prémio de Natal (org. AA Lisboa). 7,5 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 32.14; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 33.21; 3.º, Carlos Graça (AC Alfenense), 33.27 (12 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 25.01, 1.ª juvenil; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 25.01; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 26.11 (13 participantes). 2,5 km infantis e iniciados, vencedores: infantis, Leandro Rosa (CA Galinheiras), 18.06, e Ana Lúcia (CD Montijo), 16.57; iniciados, Nuno Dias (SL Benfica), 12.59, e Helena Simões (CA Galinheiras), 18.28.

ESTATÍSTICA 1992

Recordes nacionais vigentes no final de 1992

Masculinos
Infantis, 2000 m, António Lopes (CCR Válega), 9.41,1 (Lisboa-N, 2/5/1992)
Iniciados, 3000 m, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 13.22,6 (Rio Maior, 7/3/1992)
Seniores, 5000 m pista coberta, José Urbano (SL Benfica), 18.52,25 (Braga, 22/2/1992)
Seniores, 1 hora, José Urbano (SL Benfica), 14.681 m (Lisboa-L, 7/6/1992)
Seniores, 20.000 m, José Urbano (SL Benfica), 1.22.28,0 (Lisboa-N, 7/6/1992)
Seniores, 20 km, José Urbano (SL Benfica), 1.21.41 (Montijo, 23/5/1992)
Seniores, 50.000 m, José Magalhães (AC Alfenense), 4.04.46,0 (Bergen, Noruega, 15/5/1992)

Femininos
Juvenis, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.32,34 (Viseu, 31/5/1992)
Juvenis, 3000 m pista coberta, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.42,1 (Braga, 29/2/1992)
Juvenis, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.30,91 (Viena, Áustria, 1/7/1992)
Juvenis, Meia hora pista, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6696 metros (Lisboa-N, 15/3/1992)
Juvenis, 10000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.45,5 (Bergen, Noruega, 15/5/1992)
Juvenis, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.24 (Rio Maior, 22/3/1992)
Juniores, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.32,34 (Viseu, 31/5/1992)
Juniores, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.30,91 (Viena, Áustria, 1/7/1992)
Juniores, meia hora pista, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6696 metros (Lisboa-N, 15-3-1992)
Juniores, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.45,5 (Bergen, Noruega, 15/5/1992)
Juniores, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.24 (Rio Maior, 22/3/1992)
Seniores, 3000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.32,34 (Viseu, 31/5/1992)
Seniores, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.30,91 (Viena, Áustria, 1/7/1992)
Seniores, meia hora pista, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6696 metros (Lisboa-N, 15/3/1992)
Seniores, 10. 000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.45,5 (Bergen, Noruega, 15/5/1992)
Seniores, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.24 (Rio Maior, 22/3/1992)