sexta-feira, 5 de abril de 2024

92ª edição do GP de Podebrady (República Checa), este sábado

O cartaz do evento. Imagem: fb Poděbrady Race Walking 2024

Podebrady vai acolher amanhã, sábado (6 de abril), o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética da cidade “Podebrady Walking”, organizado pela Federação de Atletismo da República Checa, evento que representa a terceira prova da série GOLD da “World Athletics Race Walking Tour”, o evento da especialidade mais antigo do mundo e que ano a ano tem proporcionado excelentes resultados desportivos.

O parque da cidade é novamente o cenário escolhido num local que já foi palco de grandes competições internacionais, a primeira em 1997 com a realização da exitosa Taça do Mundo de Marcha. Com o primeiro evento a ter lugar em 1894, que se tornaria numa clássica Praga-Podebrady, na distância de 50 km, é agora a Associação Europeia de Atletismo que tem confiado nos seus experientes organizadores a realização do Europeu de Seleções – foi em 2017, 2021 e 2023 e voltará a sê-lo em 2025.

São nada menos de 500 atletas os que competirão nas mais diversas provas do programa com destaque, naturalmente, para as provas olímpicas de 20 km masculinos (107 inscritos) e 20 km femininos (89 inscritas), a constituir um recorde absoluto de participantes no historial do evento, com atletas de 36 países, vários dos quais com os olhos fixados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Na principal prova feminina, destaques para a italiana Antonella Palmisano, campeã olímpica de Tóquio, a peruana Kimberly García (bicampeã mundial de 2022), a polaca Katarzyna Zdzieblo (1:27:31), a equatoriana Glenda Mojerón (1:25:29), que é de entre todas a que possui a melhor marca e são 15 as que têm recordes pessoais abaixo da uma hora e 30 minutos, não esquecendo a experiente italiana Eleonora Giorgi (1:26:17) e a mexicana Alegna González (1:26:59).

Do país anfitrião referência para a ainda jovem Eliška Martínková (22 anos) que em janeiro, em Antalya, bateu o seu recorde pessoal com o tempo de 1:30:08, que procurará consolidá-lo para estar presente nos Europeus de Roma (mínimos: 1:30:00) e confortavelmente instalada (36ª) no grupo de candidatas (48) aos Jogos de Paris, cujos mínimos exigidos são de 1:29:20, objetivo já alcançado por 27 atletas.

Na principal prova masculina, teremos como figuras de proa o sueco Perseus Karlström (1:18:54), o brasileiro Caio Bonfim, que recentemente, em Taicang, na China, estabeleceu um novo recorde pessoal e do seu país com 1:18:47, o canadiano Evan Dunfee, o colombiano Éider Arévalo (1:18:53), todos eles já medalhados em Mundiais de Atletismo, e o italiano Francesco Fortunato (1:19:43), a atravessar um bom momento de forma e que no ano passado, neste mesmo circuito, venceu os Europeus de Seleções.

Outros potenciais candidatos a um lugar nos primeiros 10 da classificação serão os espanhóis Miguel Ángel Lópes (1:19:14) e Alberto Amezcua (1:19:46), o britânico Tom Bosworth (1:19:38) e o alemão Christopher Linke, recordista de presenças em Podebrady. Também aqui, o objetivo de muitos passa por ultrapassarem a marca de 1:20:10, exigida pela WA para o acesso direto aos Jogos Olímpicos e já foram 35 (em 48) os que conseguiram até ao momento.

Não há dúvida que é um acontecimento a seguir em direto (via streaming), pelos amantes da especialidade e em que habitualmente somos presenteados com uma transmissão de elevada qualidade. Uma nota para a presença de duas grandes figuras da marcha atlética mundial: o mexicano Raúl González (campeão olímpico em Los Angeles 1984, na qualidade de treinador de José Luis Doctor (1:19:41 nos 20 km) e outros, ele que em 1978 venceu os 50 km de Podebrady com o tempo de 3:41:20, que ainda é recorde do México, e do espanhol Jesús Ángel García Bragado, que se estreará na delegação oficial na qualidade de Gerente técnico, ele que tem muito boas recordações de Podebrady pois foi aí que venceu os 50 km da Taça do Mundo de 1997, realizando o seu melhor tempo (3:39:54).

Incluído no evento, que conta com a participação de 22(!) atletas mexicanos, está programado o habitual Encontro Internacional de Seleções de Marcha Atlética (3 por país, nos seniores, e 2 nos Sub-20, em ambos os géneros) e que este ano reúne a República Checa, Itália, França, Eslováquia, Alemanha e Espanha e com a Hungria a entrar apenas no setor feminino.

Portugal vai estar presente com uma extensa delegação (praticamente a seleção nacional se excluirmos Ana Cabecinha, que espera o nascimento do filho para finais de abril) e que com 8 atletas nos 20 km, nos femininos Vitória Oliveira, Carolina Costa, Adriana Viveiros, Andreia Sousa e Bruna Marques nos masculinos, João Vieira, Tiago Ramos e Rui Coelho, e nos Sub-20 femininos, Carolina Dias.

Os juízes internacionais de marcha que atuarão nas provas são: Miloslav Lapka (República Checa), o juiz-chefe, Frédéric Bianchi (Suíça), Hans van der Knaap (Países Baixos), Silvia Hanusová (Eslováquia), Christian Melchior (Alemanha) e Martin Nedvídek (República Checa). O Delegado Técnico, nomeado pela World Athletics, é o também juiz internacional de marcha, Martin Skarba, da Eslováquia.

A prova feminina dos 20 km marcha tem o seu início agendado para as 12:50 horas locais (11:50 horas em Portugal continental) e a prova masculina dos 20 km com partida às 15:00 horas locais.

As listas de partidas estão disponíveis aqui.

Aceda à transmissão via YouTube da Federação de Atletismo da República Checa, aqui.

Fonte: Cesky Atleticky Svaz/Michal Procházka