domingo, 21 de abril de 2024

1994, sucessos, lesões e estreias

Campeonatos de Portugal de Pista Coberta e Ar Livre, marchadores portugueses
em eventos internacionais, nomeadamente o Mundial de Atletismo de Juniores
em Lisboa e o Europeu de Atletismo de Helsínquia, e jovens promessas
(identificação das imagens no final do texto da peça). Fotos: arquivo
«O Marchador»,Revista Atletismo, José Magalhães. Montagem: O Marchador

O dia mais esperado da marcha portuguesa em 1994 chegou com uma «invasão» do Estádio Universitário de Lisboa pelo povo vindo de Rio Maior. Estava-se a 23 de Julho e as pistas do estádio da Universidade de Lisboa eram o palco dos V Campeonatos do Mundo de Atletismo de Juniores. Para aumentar a capacidade de público tinha sido montada uma bancada provisória do lado nascente. E foi aí que se concentrou a multidão vinda da cidade que vira nascer Susana Feitor, a atleta que nos cinco ou seis anos anteriores se tinha notabilizado no mundo da marcha atlética como precoce jovem campeã internacional: campeã do mundo de juniores aos 15 anos, em 1990; vice-campeã europeia de juniores com 16 anos, em 1991; campeã da Europa de juniores em 1993, então já com 18 anos.

Nos mundiais de 1994, em Lisboa, era a grande esperança portuguesa para uma medalha e, eventualmente, uma vitória. Foi com esperança num grande feito de Susana Feitor que centenas de pessoas se deslocaram de Rio Maior a Lisboa para aquele final de tarde de sábado. A prova feminina de marcha, na distância de 5000 metros, iria encerrar a penúltima jornada dos campeonatos.

Para gáudio da maioria dos presentes (portugueses em grande número), Susana Feitor assumiu a liderança da prova no final do primeiro quilómetro. Entre as temidas russas e chinesas, estas foram as primeiras a ceder. Susana Feitor e as russas Irina Stankina (ainda juvenil) e Natalya Trofimova isolaram-se na frente pouco depois, definindo de imediato a composição do pódio. A partir dos três quilómetros, Susana tudo fez para se isolar. A três voltas do final, Trofimova cedeu, e pouco depois, Stankina desferiu o ataque decisivo, caminhando isolada para a vitória, enquanto Susana Feitor era aplaudida pelo segundo lugar como se tivesse vencido. Era a despedida das grandes competições internacionais de juniores, em que participou ao longo de seis anos consecutivos (três campeonatos da Europa e três campeonatos do mundo, com duas medalhas de ouro e duas de prata).

A marca averbada por Irina Stankina em Lisboa deixou-a a menos de quatro segundos do recorde europeu da distância para juniores, mas Susana não fez muito pior, cedendo sete segundos no quilómetro final. A época ainda haveria de proporcionar à marchadora de Rio Maior outro momento de grande expressão, quando, a 9 de Agosto, alcançou o oitavo lugar nos 10 km marcha femininos dos europeus de atletismo de Helsínquia (Finlândia), com a excelente marca de 43.47 m. A prova foi ganha por uma atleta da casa, bem conhecida da portuguesa (estivera em 1991 na estreia do G.P. Rio Maior), Sari Essayah (42.37). Susana chegou a comandar durante algum tempo na fase inicial, a meio da prova atrasou-se das primeiras e reentrou no estádio para os últimos trezentos metros no sétimo lugar, que perderia para a italiana Elisabetta Perrone mesmo sobre a linha de chegada. Nesta prova, Isilda Gonçalves foi 24.ª classificada, com 47.42 m, esgotando-se nas duas atletas a representação portuguesa na marcha destes campeonatos.

Já antes, Susana Feitor tinha dado um ar da sua graça internacional quando, em 23 de Abril, venceu em Podebrady (República Checa) os 10 km femininos do encontro internacional entre República Checa, Bielorrússia, Hungria, Polónia e Portugal. A prova decorria em simultâneo com o 62.º Grande Prémio de Podebrady de 50 km (13.º Grande Prémio 10 km femininos) e Susana impôs-se com 44.16 m à bielorrussa Valentina Tsybulskaia (45.33), à checa Kamila Holpuchová (45.57) e demais concorrência. Nesse dia, o sucesso português não ficou por aí, estendendo-se à vitória colectiva, com o sexto lugar de Isilda Gonçalves (47.18) e o oitavo de Sofia Avoila (49.00), tendo Lígia Gonçalves concluído na 13.ª posição da geral, com 50.01 m. Portugal totalizou sete pontos, contra nove da Bielorrússia, 14 da Hungria e da Polónia e 16 da República Checa.

Ao longo do ano, Susana Feitor tinha tido um percurso mais uma vez pontuado por novos recordes nacionais. O primeiro deles logo em 15 de Janeiro, no Grande Prémio de Marcha de Grândola, que venceu com 43.30 m, recorde nacional absoluto e de juniores. Repetiria a dose duas semanas depois, em Braga, a 29 de Janeiro, nos 3000 m marcha femininos do Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta, em Braga, com 12.27,35 m. Três semanas volvidas, a 19 de Fevereiro, haveria de superar esta marca no mesmo local, ao registar 12.21,7 m para vencer nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta. Por fim, a 28 de Maio, no Torneio «Marcha Olímpica», realizado na pista do Estádio da Luz, em Lisboa, recorde absoluto e de juniores dos 10.000 m marcha femininos, com 45.17,7 m.

Mas se Susana continuou a impor-se de forma categórica no sector feminino da marcha em Portugal, a vertente masculina também conheceu progressos no que a marcas diz respeito. João Vieira, igualmente do Clube de Natação de Rio Maior, pareceu neste ano de 1994 destacar-se do irmão gémeo Sérgio e ganhar preponderância entre os juniores portugueses (mesmo sendo o primeiro ano no escalão). O domínio ficou assinalado por três recordes nacionais de juniores: a 9 de Janeiro, na competição de uma hora das Provas de Observação de Marcha Atlética realizadas no Estádio Nacional, com 13.143 metros; a 19 de Fevereiro, nos 5000 m dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, em Braga, averbando 20.22,4 m e perdendo apenas para Virgílio Soares, 16 anos mais velho; e ainda a 21 de Julho, nos mundiais de juniores, em Lisboa, registando nos 10.000 m masculinos 42.26,17 m.

Esta última marca correspondeu a um bom 11.º lugar entre os melhores juniores de todo o mundo, classificação a que juntou as vitórias nos nacionais do escalão, tanto na estrada (20 km) como na pista (10 mil metros).

Pelo contrário, o ano não sorriu às maiores figuras da marcha portuguesa. José Pinto ressentiu-se de problemas físicos ao longo de todo o ano, competindo poucas vezes e raramente em boas condições. Ainda assim, venceu no Grande Prémio da Reboleira (8 de Maio), foi terceiro no G.P. Setúbal (19 de Junho) e ganhou no G.P. de Benfica (4 de Dezembro). Nos dois primeiros casos, estava em representação do Atlético Clube Alfenense, regressando ao «seu» Belenenses na parte final do ano, já correspondendo à época de 1994/95, mas acabando por filiar-se em definitivo pelo Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL).

Já José Urbano competiu apenas nos nacionais de clubes, a fim de garantir pontos para a equipa do Benfica. Depois de meses à espera de que ficasse esclarecido quem tinha a responsabilidade de arcar com as despesas médicas (o contrato de seguro entre o Instituto do Desporto e as companhias de seguros não era claro), o atleta foi finalmente operado para eliminação de quisto num joelho. E assim se perdeu uma época quase inteira.

Neste contexto, José Magalhães foi dominador, vencendo nos Campeonatos de Portugal de estrada (50 km) e de pista (20 km). Uma recompensa para anos de dedicação ao desporto e já uma década de empenho na marcha atlética, assumindo-se como um dos melhores especialistas nacionais. Atleta olímpico e elemento indiscutível nas selecções nacionais, José Magalhães era também um treinador empenhado na formação de novos especialistas entre os jovens que se envolviam no Atlético Clube Alfenense, mesmo que depois enveredassem por outros clubes. Entre eles, Augusto Cardoso, que, em representação do Boavista Futebol Clube, foi terceiro nos nacionais de pista coberta (5000 m) e segundo nos nacionais de marcha em estrada (50 km) e nos Campeonatos de Portugal de Atletismo (20 km) – nestas duas últimas, batido apenas pelo treinador.

Anteriormente, nos nacionais de pista coberta (Braga, 19 de Fevereiro), a vitória tinha sorrido a Virgílio Soares (Sombras Negras Atlético Clube), que assinou a marca de 20.10,6 m nos 5000 m masculinos, superiorizando-se a João Vieira (CN Rio Maior, com o já referido recorde nacional de juniores de 20.22,4), a Augusto Cardoso (Boavista FC, 20.25,4) e aos restantes oito participantes.

Entre os mais jovens, os irmãos Vieira confirmaram as boas indicações deixadas no ano anterior. Além do já mencionado sobre João, cabe lembrar o 22.º lugar de Sérgio nos mundiais de juniores (43.50,07 nos 10 mil metros marcha), a segunda posição nos nacionais de juniores (44.29,42, batido apenas pelo irmão) ou a vitória Grande Prémio de Natal, em Lisboa, impondo-se a José Pinto e a João Vieira.

No sector feminino, apesar de não haver quem fizesse sombra a Susana Feitor, Sofia Avoila confirmava-se como um valor de grande qualidade. Foi 10.ª nos mundiais de juniores, um ano depois ter sido sexta no europeu do escalão, em San Sebastian e ainda com mais uma época pela frente como júnior. Foi ainda terceira nos nacionais de pista coberta (atrás de Feitor e de Isilda Gonçalves), segunda nos nacionais de juniores e no Grande Prémio do Montijo, terceira no G.P. Rio Maior e vencedora do I Grande Prémio do Afonsoeiro (19 de Novembro), superando as irmãs Lígia e Isilda Gonçalves, por essa ordem.

Na maior parte das provas em que alinhou com as seniores, Sofia Avoila terminou entre as gémeas Gonçalves, quase sempre com vantagem para Isilda, integrando um valioso trio do Clube Desportivo de Montijo. Isilda e Lígia tiveram uma época de relevo, assumindo claramente condições para integrar as selecções nacionais para as competições colectivas internacionais (à época resumidas às taças do mundo nos anos ímpares e a ocasionais encontros de selecções).

A 18 de Junho, Sandra Monteiro bateu o único recorde nacional superado por atletas que não os já mencionados. Foi nos Campeonatos Nacionais de Juvenis, realizados no Estádio do Fontelo, em Viseu, que a atleta da ADCR Bairro dos Anjos venceu a prova feminina de marcha de 4000 m, com 18.53,39 m (recorde nacional de juvenis), impondo-se a Inês Henriques (CN Rio Maior, 19.40,20) e a Felicidade Rosa (CA Galinheiras, 20.02,80).

A época que desembocou no Verão de 1994 teve, no plano nacional, um duplo acontecimento de consequências certamente negativas para a marcha, ainda que o respetivo alcance seja difícil de medir. Por um lado, o Torneio Olímpico Jovem, que era (e é) destinado a iniciados e juvenis e sucedeu ao DN Jovem, começou a discriminar um escalão em cada ano nas provas de marcha. Nesta primeira edição com esse formato, houve provas da especialidade apenas para iniciados – os marchadores juvenis não tiveram prova em que pudessem participar, fossem masculinos ou femininos. Por outro lado, o Torneio Interassociações de Juvenis, que tinha uma fase nacional com provas de marcha, passou a ser feito por zonas (Norte, Centro e Sul), tendo a marcha sido excluída do programa. Duas decisões que demonstravam a falta de interesse que, na verdade, nunca deixou de reinar entre os dirigentes federativos e junto das direcções técnicas nacionais.

Num ano conturbado para alguns dos principais especialistas, o futuro da marcha portuguesa parecia assegurado, prefaciando mais alguns feitos de relevo. Mas 1994 foi também um ano marcante para o ajuizamento português da marcha, com a nomeação de José Dias para a equipa de juízes que atuaram nos mundiais de juniores de Lisboa. O antigo atleta do Benfica, pioneiro da marcha em Portugal como praticante depois dedicado ao ajuizamento, tinha entrado no ano anterior para o painel internacional de juízes de marcha da Federação Internacional de Atletismo. Era o início de um percurso que iria prolongar-se até ao presente (ou seja, já com mais de trinta anos) e que inclui a nomeação para quatro edições dos Jogos Olímpicos.

Por curiosidade, assinale-se ainda a coincidência de esta nota histórica sobre 1994 ser publicada na precisa data em que José Dias se torna o primeiro juiz de marcha português a assumir as funções de juiz-chefe numa grande competição internacional de marcha – os Campeonatos do Mundos de Selecções de Marcha, em Antália (Turquia). Um percurso longo e de mérito, fazendo de José Dias o actual decano do painel de juízes internacionais de marcha.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1994

Internacional / Associação Europeia de Atletismo / ...

11 a 13 de Março, 23.º Campeonatos da Europa de Pista Coberta, Paris-Bercy, França. 11/3, 3000 m femininos, série 1: 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 12.29,89 (9 participantes); série 2: 1.ª, Beata Gummelt (Alemanha), 12.29,99 (...) Susana Feitor (Portugal), desclassificada (10 participantes). 12/3, 3000 m femininos, final; 1.ª, Annarita Sidoti (Itália), 11.54,32; 2.ª, Beate Gummelt (Alemanha), 11.56,01; 3.ª, Elena Arshintseva (Rússia), 11.57,48 (12 participantes). 12/3, 5000 m masculinos, série 1: 1.º, Denis Langlois (França), 19.03,42 (11 participantes); série 2: 1.º, Jean-Claude Corre (França), 19.17,66 (12 participantes). 13/3, 5000 m masculinos, final: 1.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 18.34,32; 2.º, Ronald Weigel (Alemanha), 18.40,32; 3.º, Denis Langlois (França), 18.43,20 (12 participantes).

23 de Abril, Encontro Internacional 10 km femininos TCH - BLR - HUN - POL - POR / 62.º Grande Prémio 50 km, 13.º Grande Prémio 10 km femininos, Podebrady, República Checa. Encontro/G. Prémio, 10 km femininos: 1.ª, Enc./1.ª, geral, Susana Feitor (Portugal), 44.16; 2.ª, Valentina Tsybulskaia (Bielorrússia), 45.33; 3.ª, Kamila Holpuchová (República Checa), 45.57 (...) 6.ª, Enc./6.ª, geral, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.18 (...) 8.ª Enc./9.ª geral, Sofia Avoila (Portugal), 49.00 (...) 13.ª geral, Lígia Gonçalves (Portugal), 50.01 (Encontro, 12 participantes/G. Prémio, 26 participantes). Classificação colectiva: 1.º, Portugal, 7 pontos; 2.º, Bielorrússia, 9; 3.º, Hungria, 14; 4.º, Polónia, 14; 5.º, República Checa, 16. Grande Prémio 50 km masculinos: 1.º, Viktor Ginko (Bielorrússia), 3.45.34 (...) 10.º geral, José Magalhães (Portugal), 4.10.37 (36 participantes).

3 a 12 de Junho, IX Campeonatos da Europa de Veteranos - Pista, Atenas, Grécia. 6/6, 5000 m femininos W35: 1.ª, Anneli Kukkanen (Finlândia), 24.41,73; 2.ª, Fernanda Ferreira (Portugal), 26.25,88 (6 participantes). 8/6, 5000 m masculinos M40: 1.º, Nariman Aitmuhametov (Rússia), 21.02,68 (...) 7.º, Agostinho Madaleno (Portugal), 23.38,10 (10 participantes). 12/6, 10 km femininos W35: 1.ª, Anneli Kukkanen (Finlândia), 50.35,1; 2.ª, Fernanda Ferreira (Portugal), 55.48,6 (5 participantes). 20 km masculinos M40: 1.º, Christos Karagiorgios (Grécia), 1.32.31 (...) Agostinho Madaleno (Portugal), desistente (18 participantes).

20 a 24 de Julho, Campeonatos do Mundo de Juniores, Lisboa, Portugal. 21/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Jorge Segura (México), 40.26,93; 2.º, Evgeniy Shmalyuk (Rússia), 40.32,72; 3.º, Artur Meleshkevich (Bielorrússia), 40.35,52 (...) 11.º, João Vieira (Portugal), 42.26,17 (recorde nacional de juniores) (...) 22.º, Sérgio Vieira (Portugal), 43.50,07 (33 participantes). 24/7, 5000 m femininos: 1.ª, Irina Stankina (Rússia), 21.05,42; 2.ª, Susana Feitor (Portugal), 21.12,87; 2.ª, Natalya Trofimova (Rússia), 21.24,71 (...) 10.ª, Sofia Avoila (Portugal), 22.48,00 (28 participantes).

7 a 14 de Agosto, Campeonatos da Europa Atletismo, Helsínquia, Finlândia. 8/8, 20 km masculinos: 1.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 1.18.45; 2.º, Yevgeny Misyulya (Bielorrússia), 1.19.22; 3.º, Valentín Massana (Espanha), 1.20.33 (29 participantes). 9/8, 10 km femininos: 1.ª, Sari Essayah (Finlândia), 42.37; 2.ª, Anna-Rita Sidoti (Itália), 42.43; 3.ª, Yelena Nikolayeva (Rússia), 42.43 (...) 8.ª, Susana Feitor (Portugal), 43.47 (...) 24.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 47.42 (33 participantes). 13/8, 50 km masculinos: 1.º, Valeriy Spitsyn (Rússia), 3.41.07; 2.º, Thierry Touttain (França), 3.43.52; 3.º, Giovanni Perricelli (Itália), 3.43.55 (34 participantes).

Campeonatos nacionais

29 de Janeiro, Campeonato Nacional de Clubes de Pista Coberta, Braga. 3000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.27,35 (recorde nacional absoluto e de juniores); 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 14.09,9; 3.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 14.24,0 (10 participantes).

19 e 20 de Fevereiro, 6.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 19/2, 5000 m masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 20.10,6; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 20.22,4 (recorde nacional de juniores); 3.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 20.25,4 (11 participantes). 3000 m femininos, 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.21,7 (recorde nacional absoluto e de juniores); 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 13.22,1; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 13.26,0 (12 participantes).

27 de fevereiro, IX Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Lisboa. 50 km seniores masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 4.17.39; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 4.45.38; 3.º, Bartolomeu Konde (CF «Os Belenenses»), 5.10.18 (4 participantes). 10 km seniores femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 46.13; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.53; 3.ª, Fátima Costa (CF «Os Belenenses»), 57.33 (7 participantes). Vencedores de outros escalões: 20 km juniores masculinos, João Vieira (CN Rio Maior), 1.33.51; 10 km juniores femininos, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.10; 5 km juvenis masculinos, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 48.55; 5 km juvenis femininos, Maria Salomé Rodrigues (GD Lourocoop), 25.06; 10 km veteranos masculinos, Agostinho Madaleno (C Veteranos Atletismo), 49.36; 5 km veteranos femininos, Fernanda Ferreira (C Veteranos Atletismo), 26.30. Torneio Nacional Marchador Jovem: 2 km infantis masculinos, Duarte Melo (CN Rio Maior), 18.44; 2 km infantis femininos, Ana Lúcia (CD Montijo), 10.35; 4 km iniciados masculinos, Bruno Silva (AC Alfenense), 20.23; 3 km iniciados femininos, Inês Henriques (CN Rio Maior), 14.28. Prémio Benjamim CM Lisboa: 2 km masculinos, Edmundo Lima (GD Lourocoop), 11.16; 1 km femininos, Ana Luísa Araújo (CD Montijo), 5.43.

14 e 15 de Maio, Campeonatos Nacionais de Clubes - III Divisão, Fontelo, Viseu. 14/5, 5000 m masculinos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 22.24,07; 2.º, Pedro Martins (CCD Pinheiro), 23.24,18, 3.º, Décio Ramos (AD Ovarense), 24.12,18 (7 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Cláudia Silva (SCA), 19.31,32; 2.ª, Fernanda Lopes (Drizes), 20.20,72; 3.ª, Paula Câmara (ACM), 20.41,49 (5 participantes).

18 e 19 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Fontelo, Viseu (org.: FPA). 18/6, 5000 m masculinos: 1º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 21.33,71; 2.º, Luís Correia (CUA Benaventense), 23.10,19; Carlos Oliveira (ACR Senhora do Desterro), 24.06,05 (16 participantes). 4000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 18.53,39 (recorde nacional de juvenis); 2.ª, Inês Henriques (CN Rio Maior), 19.40,20; 3.ª, Felicidade Rosa (CA Galinheiras), 20.02,80 (14 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - II Divisão, Estádio Universitário de Lisboa. 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Garcia (CS Marítimo), 22.08,68; 2.º, Francisco Godinho (UFC Tomar), 22.56,04; 3.º, Paulo Revêz (CO Pechão), 23.05,32 (5 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 14.25,43; 2.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 15.06,56; 3.ª, Laurinda Ferreira (CP Mangualde), 15.42,58 (8 participantes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Clubes - I Divisão, Maia. 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 22.26,53; 2.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 23.04,12; 3.º, António Oliveira (Maia AC), 23.42,97 (6 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Sandra Oliveira (SC Braga), 15.30,31; 2.ª, Lídia Santos (Boavista FC), 16.35,02; 3.ª, Sónia Custódio (CALAG Atletismo Lagoa), 17.22,04 (7 participantes).

2 e 3 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Maia (org.: FPA). 2/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 44.25,43; 2.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 44.29,42; 3.º, Pedro Veríssimo (CN Rio Maior), 44.48,88 (8 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 21.33,05; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.18,69; 3.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 24.37,72 (11 participantes).

9 e 10 de Julho, Campeonatos de Portugal, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 9/7, 20 km masculinos: José Magalhães (AC Alfenense), 1.31.51; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.31.51; 3.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 1.35.38; 4.º, António Pereira (AC Alfenense), 1.37.06 (campeão sub-23) (7 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.50 (campeã sub-23); 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.11; 3.ª, Isilda Jorge (CN Rio Maior), 51.49 (4 participantes).

Principais eventos (entre outros):

9 de Janeiro, Provas de Observação de Marcha Atlética, Estádio Nacional (org.: FPA), 62 participantes (vários escalões). 1 hora masculinos/t.p. 10.000 m: 1.º, João Vieira (CN Rio Maior), 13.143 metros (recorde nacional de juniores)/44.48,2; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 12.872 m/46.25,5; 3.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 12.177 m/48.35,1 (18 participantes). Meia hora/t.p. 5000 m: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 6815 metros/22.04,2; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 6333 m/23.23,5; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 6240 m/23.41,3 (14 participantes).

15 de Janeiro, IV Grande Prémio de Marcha de Grândola (org.: Clube Recreativo Grandolense), 109 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: José Magalhães (AC Alfenense), 1.31.08; 2.º, Paulo Revêz (CO Pechão), 1.31.43; 3.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.33.22 (11 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.30 (recorde nacional absoluto e de juniores); 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 47.31; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 49.25 (5 participantes).

19 de Março, Grande Prémio «Cidade de Montijo» (org.: Câmara Municipal de Montijo), 60 participantes de 12 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.29.45,8; 2.º, Augusto Cardoso (Boavista FC), 1.34.34,2; 3.º, João Dias (Ariston), 1.49.17,5 (4 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.19,2; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 49.23,5; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 50.58,9 (6 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 40 pontos; 2.º, CD Montijo, 36; 3.º, Clube Ariston, 36.

9 de Abril, III Grande Prémio de Rio Maior (org.: CMRM, CNRM, RM), 132 participantes de 20 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Juan Ramilo (RC Celta de Vigo), 1.25.13; 2.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.26.54; 3.º, Valdas Kazlauskas (Lituânia), 1.27.28 (20 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 44.24; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 46.56; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 48.27 (12 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 109 pontos; 2.º, AC Alfenense, 91; 3.º, CD Montijo, 72.

17 de Abril, XIX Gran Premí de Marxa Ciutat del Prat, Espanha. 5 km absolutos femininos: 1.ª, Encarna Granados (GEIEG), 21.58; 2.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 22.37, 1.ª júnior; 3.ª, Raquel Rodríguez (FC Barcelona), 24.01 (14 participantes). 10 km absolutos masculinos: 1.º, Daniel Plaza (AMWAY CA), 41.23; 2.º, Valentí Massana (CN Barcelona), 41.26; 3.º, Manuel Alcalde (FC Barcelona), 43.37 (16 participantes).

7 e 8 de Maio, Torneio Olímpico Jovem - Fase Nacional, Estádio Universitário de Lisboa (org.: FPA). 7/5, 3000 m sub-16 masculinos: 1.º, Bruno Silva (Porto), 14.21,2; 2.º, Luís Bicho (Lisboa), 14.45,4; 3.º, Getúlio Bica (Beja), 14.49,4 (18 participantes). 2000 m sub-16 femininos: 1.ª, Inês Henriques (Santarém), 9.18,91; 2.ª, Sandra Conceição (Setúbal), 9.34,54; 3.ª, Felicidade Rosa (Lisboa), 9.41,05 (19 participantes).

7 e 8 de Maio, Søfteland Grand Prix, Bergen, Noruega. 7/5, 5000 m juniores femininos: 1.ª, Susana Feitor (Portugal), 21.06,0 (1 participante).
Vencedores de outras provas: 50.000 m masculinos, René Piller (França), 3.41.28,2 (recorde mundial; 5 participantes); 20.000 m masculinos, Bernardo Segura (México), 1.17.25,5 (recorde mundial; 21 participantes); 10.000 m femininos, Gy Yan (China), 42.51,0 (16 participantes). 8/5, 5 km femininos: 1.ª, Gy Yan (China), 21.57; 2.ª, Hongyu Liu (China), 22.17; 3.ª, Susana Feitor (Portugal), 23.18.

8 de Maio, IX Grande Prémio da Reboleira (org.: Junta de Freguesia da Reboleira), 84 participantes de 15 clubes (vários escalões). 10 km masculinos absolutos: 1.º, José Pinto (AC Alfenense), 45.48; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 47.18; 3.º, João Dias (Ariston), 48.59 (9 participantes). 5 km femininos absolutos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 24.37; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.59, 1.ª júnior; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 25.01 (9 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 101 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 92; 3.º, CD Montijo, 76.

21 de Maio, VIII Grande Prémio da Corunha, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Mikhail Shchennikov (Rússia), 1.19.32 (...) 20.º, Augusto Cardoso (Portugal), 1.32.17 (26 classificados). 10 km femininos: 1.ª, Yelena Nikolayeva (Rússia), 43.09 (12 participantes).

28 de Maio, Torneio «Marcha Olímpica», Estádio da Luz (org.: FPA), 90 participantes de 23 clubes (vários escalões). 10.000 m masculinos absolutos: 1.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 44.29,0; 2.º, António Pereira (AC Alfenense), 47.24,3, 1.º júnior; 3.º, João Dias (Ariston), 49.15,9 (13 participantes). 10.000 m femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.17,7 (recorde nacional absoluto e de juniores); 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 48.18,2; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.18,5 (3 participantes).

4 de Junho, Campeonatos da Holanda e da Bélgica de 50 km, Wijk en Aalburg, Holanda (org.: RWV). 1.º, José Magalhães (AC Alfenense/Portugal), 4.09.13; 2.º, Harold Van Beek (RWV/Holanda), 4.12.30; 3.º, Luc Nicque (BEAC/Bélgica), 4.26.01 (28 participantes).

19 de Junho, II Grande Prémio de Setúbal (org.: AsAS, Inatel, Clube Ariston), 79 participantes de 14 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.32.34; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 1.32.49; 3.º, José Pinto (AC Alfenense), 1.35.42 (8 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 46.34; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 48.10; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 49.33 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, FC Ferreiras, 106 pontos; 2.º, CD Montijo, 91; 3.º, CN Rio Maior, 70.

6 de Novembro, I Grande Prémio de Ferreiras (org.: FC Ferreiras), 82 participantes de 12 clubes (vários escalões). 10 km absolutos masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 44.17; 2.º, João Vieira (CN Rio Maior), 46.31, 1.º júnior; 3.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 47.01, 2.º júnior (9 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 24.16; 2.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 24.43, 1.ª júnior; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 27.13 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, FC Ferreiras, 114 pontos; 2.º, CN Rio Maior, 102; 3.º, CD Montijo, 89.

19 de Novembro, I Grande Prémio do Afonsoeiro (org.: JF Afonsoeiro), 81 participantes de 10 clubes (vários escalões). 15 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.07.49; 2.º, João Dias (Ariston), 1.15.28; 3.º, Bartolomeu Konde (CF «Os Belenenses»), 1.17.36 (5 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 23.47, 1.ª júnior; 2.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 26.27; 3.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 27.09 (8 participantes). Classificação colectiva: 1.º, FC Ferreiras, 45 pontos; 2.º, CD Montijo, 43; 3.º, CA Galinheiras, 28.

4 de Dezembro, II Grande Prémio de Benfica (org.: JF Benfica), 68 participantes de 11 clubes (vários escalões). 10 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 43.50; 2.º, Virgílio Soares (Sombras Negras AC), 45.28; 3.º, João Dias (Ariston), 46.40 (6 participantes). 5 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 22.11; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 25.02; 3.ª, Lígia Gonçalves (CD Montijo), 25.25 (4 participantes). Classificação colectiva: 1.º, CN Rio Maior, 61 pontos; 2.º, CD Montijo, 33; 3.º, CA Galinheiras, 32.

18 de Dezembro, Grande Prémio de Natal, Avenida da Liberdade, Lisboa (org. AA Lisboa). 8,1 km absolutos masculinos: 1.º, Sérgio Vieira (CN Rio Maior), 35.42, 1.º júnior; 2.º, José Pinto (CDUL), 36.07; 3.º, João Vieira (CN Rio Maior), 36.36, 2.º júnior (21 participantes). 5,8 km absolutos femininos: 1.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 26.54; 2.ª, Isilda Gonçalves (CD Montijo), 28.08; 3.ª, Sofia Avoila (CD Montijo), 28.58, 1.ª júnior (11 participantes). Outros vencedores: 2 km infantis, Ivo Madaleno (Selsa), 13.07 e Patrícia Dias (CD Montijo), 13.18; 3 km iniciados, Duarte Melo (CN Rio Maior), 19.22 e Inês Henriques (CN Rio Maior), 17.35.

ESTATÍSTICA 1994

Recordes nacionais vigentes no final de 1994

Masculinos
Infantis, 3000 m, Duarte Melo (CN Rio Maior), 16.28,0 (Lisboa-L, 28-5-1994)
Iniciados, 4000 m, Nuno Pereira (CD Montijo), 18.37,2 (Lisboa-N, 11-12-1994)
Juniores, 5000 m pista coberta, João Vieira (CN Rio Maior), 20.22,4 (Braga, 19-2-1994)
Juniores, 10.000 m, João Vieira (CN Rio Maior), 42.26,17 (Lisboa-U, 21-7-1994)
Juniores, 1 hora pista, João Vieira (CN Rio Maior), 13143 metros (Lisboa-N, 9-1-1994)

Femininos
Juvenis, 4000 m, Sandra Monteiro (ADCR Bairro dos Anjos), 18.53,39 (Viseu, 18-6-1994)
Juniores, 3000 m pista coberta, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.21,7 (Braga, 19-2-1994)
Juniores, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.17,7 (Lisboa-L, 28-5-1994)
Juniores, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.30 (Grândola, 15-1-1994)
Sub-23, 3000 m pista coberta, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.21,7 (Braga, 19-2-1994)
Sub-23, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.17,7 (Lisboa-L, 28-5-1994)
Sub-23, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.30 (Grândola, 15-1-1994)
Seniores, 3000 m pista coberta, Susana Feitor (CN Rio Maior), 12.21,7 (Braga, 19-2-1994)
Seniores, 10.000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 45.17,7 (Lisboa-L, 28-5-1994)
Seniores, 10 km estrada, Susana Feitor (CN Rio Maior), 43.30 (Grândola, 15-1-1994)


Identificação das imagens: Virgílio Soares, campeão de Portugal de Pista Coberta em Braga, Augusto Cardoso (2.º) e José Magalhães (1.º) em apertada chegada nos Campeonatos de Portugal de Pista em Lisboa, em baixo, Magalhães no 1.º lugar do pódio dos campeonatos de 50 km dos Países Baixos e da Bélgica, João Vieira, Pedro Veríssimo, Sandra Monteiro, campeões nacionais em escalões jovens, e ainda Bruno Silva e Inês Henriques, vencedores do Olímpico Jovem. Ao lado, Susana Feitor a liderar no Mundial de Juniores em Lisboa, ladeada por atletas russas, Sofia Avoila, e os gémeos Vieira na prova masculina. Em baixo, a italiana Elisabetta Perrone e Susana Feitor no Europeu de Helsínquia e ainda Isilda Gonçalves.