sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Podebrady, este sábado, na 88.ª edição do Grande Prémio

Foto: LOC Podebrady. Montagem: O Marchador

Vai ter lugar, este sábado (10/10), na cidade checa de Podebrady, a 88.ª do Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética, que integra o circuito de provas de marcha da Associação Europeia de Atletismo, um dos mais antigos eventos que se realizam anualmente no mundo e que este ano, por via da Covid-19, teve de ser reagendado relativamente à data inicialmente prevista – 4 de abril. 

Os 20 km marcha (masculinos e femininos) constituem as principais provas do programa, a prova feminina com início às 12:30 horas locais e a prova masculina às 14:30 horas, este ano, devido às restrições de saúde verificadas, com o encontro internacional de seleções limitado à Republica Checa e Itália, Antes, terão lugar as provas de 5 km Sub-18 e Masters (10:30 horas) e os 10 km Sub-20 (11:15 horas). 

O número de atletas inscritos na competição (20 km, 40 homens e 37 mulheres) bem como a qualidade de alguns dos protagonistas, fazem antever a certeza de um bom espetáculo desportivo onde o objetivo de vários é o de tentar, desde já, bater os mínimos de qualificação para os Jogos Olímpicos (1:21:00, nos homens e 1:31:00 nas mulheres). O sueco Perseus Karlström, no setor masculino, a checa Anežka Drahotová, a brasileira Erica de Sena, a italiana Antonella Palmisano e a equatoriana Glenda Moréjon, no setor feminino, são alguns do nomes cabeça de cartaz do evento. Infelizmente, a numerosa comitiva mexicana que se preparava para viajar, não o pôde fazer por razões de ordem económica. 

Este ano serão em menor número os juízes internacionais de marcha que atuarão no evento, ainda assim, em quantidade suficiente para a homologação das marcas para efeitos de mínimos: Frédéric Bianchi, da Suíça, Hans Van der Knaap, da Holanda, e Emmanuel Tardi, da França, numa equipa complementada por juízes locais, coordenada pelo antigo internacional checo, Miloslav Lapka. Em representação da Associação Europeia de Atletismo, na qualidade de Delegado Técnico, estará presente o português Luís Dias. 

Consulte [aqui] as listas de saída divulgadas (6/10) pela organização.