Em Nairobi, Samuel Gathimba e a prova feminina com a vencedora Grace Wanjiru (dorsal 263). Fotos: Sportpicha/Citizen Digital. Montagem: O Marchador |
O atual campeão africano de marcha atlética, Samuel Gathimba, e a vice-campeã africana, Grace Wanjiru, sagraram-se campeões do Quénia nos 20 km marcha, provas realizadas ao final da tarde de sábado (3/10), que se iniciaram e terminaram no renovado Estádio Nacional de Nyayo, nuns campeonatos que constituíram o primeiro grande evento de atletismo em África, após o surgimento, em março, da pandemia da covid-19.
Samuel Gathimba, que é o recordista nacional do seu país, concluiu a prova no tempo de 1:22:56, com uma esmagadora vantagem sobre o seu mais direto concorrente, Simon Wachira, segundo com 1:28:14. O pódio ficou completo com o terceiro lugar de Eric Shikuku, com 1:30:20.
Grace Wanjiru, que no seu currículo apresenta 6 títulos africanos na especialidade, ganhou com algum á vontade os 20 km femininos, com o tempo de 1:46:40. No segundo lugar classificou-se Silvia Kemboi, com 1:48:15, e em terceiro lugar, Naomi Chepkirui, com 1:54:24.