Foto: Jérôme Genet/Swiss Walking Montagem: O Marchador |
Uma das mais importantes competições internacionais de marcha atlética, o Troféu Lugano - Memorial Mario Albisetti, na Suíça, cuja 17.ª edição esteve prevista para o dia 8 de março passado mas foi cancelada por força das restrições governamentais impostas em virtude da pandemia COVID-19, também não se irá realizar em 2021.
A notícia é avançada no «site» Swiss Walking [aqui] referindo que a decisão da organização, a SAL - Societa Atletica Lugano, tem a ver com as inúmeras incertezas face à evolução da pandemia e à necessidade de montagem, a tempo e horas, de um evento de significativo relevo e no centro da cidade de Lugano, no Cantão de Ticino, o que se afigura impossível.
O evento, que tem em Daniele Albisetti o principal responsável, apresenta como recordistas do percurso nas provas de 20 km o francês Yohann Diniz e a chinesa Hong Liu, com 1:17:24 (2015) e 1:27:06 (2011) respetivamente. A mais recente edição, disputada em 2019, foi vencida pelo lituano Marius Ziukas (1:22:29) e pela italiana Eleonora Anna Giorgi (1:31:07).