domingo, 18 de outubro de 2020

Martha Marín, a treinadora da moda na Bolívia

A treinadora boliviana Martha Marín e o seu grupo de trabalho.
Foto: Premiumsportsbo. Montagem: O Marchador

Martha Marín Ibañez é treinadora dos melhores marchadores bolivianos da atualidade. Foi nas provas de fundo que se dedicou enquanto atleta, especialmente na prova da maratona. Terminada a sua carreira de atleta, enveredou pela de treinadora. Vive em La Paz, onde cursou na Universidade Mayor de San Andrés. 

Em 2016 levou cinco dos seus atletas, todos marchadores, aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um feito inédito no desporto boliviano, cuja delegação era integrada por 12 atletas. Ángela Castro, a sua melhor representante, recordista do seu país nos 20 km marcha (1:30:33) e que competiu nos Mundiais de Doha, foi a porta-bandeira nos Jogos e encontra-se em excelente posição (28.º lugar) no ranking mundial que dá acesso aos Jogos Olímpicos em 2021, considerando três atletas por país. 

Para os próximos Jogos Olímpicos, Martha Marín aposta na possibilidade de três dos seus atletas conseguirem os mínimos exigidos pela World Athletics ou um lugar nos primeiros sessenta do ranking mundial, a já referida Ángela Castro, Pablo Rodríguez e Rodrigo Zeballos, ambos nos 50 km marcha. 

Com a pandemia que muito afetou a preparação dos seus atletas e que impediu um treino normal do seu grupo de atletas (11 de marcha e 4 de fundo) no período de março a agosto, agora Martha Marín, com a flexibilização das restrições impostas pelas autoridades sanitárias do seu país, já pode treinar presencialmente em lugares ao ar livre pouco concorridos. 

Os objetivos para 2021, segundo Martha, que conta com o imprescindível apoio do fisioterapeuta Omar Rocha, passam por levar os seus melhores atletas ao Challenge de Tijuana, no México, em fevereiro, a Rio Maior e Podebrady, em abril, e a Espanha, em maio. 

Fonte: Premiumsportsbo.com