Suzuki e Fuchise, a caminho de novos títulos de campeões. Fotos: Facebook de Akihiro Sugimoto |
Foram de muito bom nível os resultados obtidos nos 103ºs campeonatos japoneses de 50 km marcha que este domingo tiveram lugar na muito tranquila cidade de Wajima, proporcionando a queda dos recordes nacionais masculinos e femininos e o apuramento dos representantes nipónicos para os Mundiais de Doha que terão lugar a 28 de setembro próximo, pelas 23:30 horas mas, igualmente, abrindo boas perspetivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Na competição masculina Yusuke Suzuki, o recordista mundial dos 20 km marcha, estreou-se na distância com uma magnífica marca de 3:39:07, superando o anterior recorde nacional que estava na posse de Tomohiro Noda, com 3:39:47, estabelecido em outubro último em Takahata. Mas também o segundo classificado, Masatora Kawano, com 3:39:24, fez uma marca abaixo do anterior recorde. Satoshi Maruo, com 3:40:04, completou o pódio. Arai (3:43:02) e Kobaiashi (3:43:46), medalhados nas últimas grandes competições planetárias, posicionaram-se nas posições 4 e 5. Terminaram vinte atletas, os oito primeiros com tempos abaixo das três horas e cinquenta minutos, oito desistiram e três foram desclassificados.
Na prova feminina, com seis atletas a alinharem na partida, triunfou Masumi Fuchise com o tempo de 4:19:56, que constitui um novo recorde nacional que estava na posse de Sonoda Serena, com 4:29:45, estabelecido em outubro de 2018, em Takahata, uma das participantes que se viu obrigada a desistir. Fuchise, com a marca agora obtida, ascendeu à 11.ª posição do ranking mundial do ano. Na segunda posição classificou-se Mari Takeuchi, com 4:51:36. Desistiram duas atletas e outras duas foram desclassificadas.
De referir, finalmente, que o evento contou com o ajuizamento de cinco juízes internacionais de marcha do principal painel da IAAF: Dolores Rojas (Espanha), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Anne Fröberg (Finlândia), Shaun Gallagher (Irlanda) e Wang Tak Fung (Hong-Kong) com a ativa participação, entre outros, de Akira Fujisaki, Tomoya Ishii e Akihiro Sugimoto e também, obviamente, o sempre presente e afável Yukio Seki, membro destacado da federação japonesa de atletismo.
Consulte os resultados aqui.
Consulte os resultados aqui.