segunda-feira, 15 de abril de 2019

Suzuki e Fuchise batem recordes japoneses dos 50 km marcha

Suzuki e Fuchise, a caminho de novos títulos de campeões.
Fotos: Facebook de Akihiro Sugimoto
Foram de muito bom nível os resultados obtidos nos 103ºs campeonatos japoneses de 50 km marcha que este domingo tiveram lugar na muito tranquila cidade de Wajima, proporcionando a queda dos recordes nacionais masculinos e femininos e o apuramento dos representantes nipónicos para os Mundiais de Doha que terão lugar a 28 de setembro próximo, pelas 23:30 horas mas, igualmente, abrindo boas perspetivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Na competição masculina Yusuke Suzuki, o recordista mundial dos 20 km marcha, estreou-se na distância com uma magnífica marca de 3:39:07, superando o anterior recorde nacional que estava na posse de Tomohiro Noda, com 3:39:47, estabelecido em outubro último em Takahata. Mas também o segundo classificado, Masatora Kawano, com 3:39:24, fez uma marca abaixo do anterior recorde. Satoshi Maruo, com 3:40:04, completou o pódio. Arai (3:43:02) e Kobaiashi (3:43:46), medalhados nas últimas grandes competições planetárias, posicionaram-se nas posições 4 e 5. Terminaram vinte atletas, os oito primeiros com tempos abaixo das três horas e cinquenta minutos, oito desistiram e três foram desclassificados.

Na prova feminina, com seis atletas a alinharem na partida, triunfou Masumi Fuchise com o tempo de 4:19:56, que constitui um novo recorde nacional que estava na posse de Sonoda Serena, com 4:29:45, estabelecido em outubro de 2018, em Takahata, uma das participantes que se viu obrigada a desistir. Fuchise, com a marca agora obtida, ascendeu à 11.ª posição do ranking mundial do ano. Na segunda posição classificou-se Mari Takeuchi, com 4:51:36. Desistiram duas atletas e outras duas foram desclassificadas.

De referir, finalmente, que o evento contou com o ajuizamento de cinco juízes internacionais de marcha do principal painel da IAAF: Dolores Rojas (Espanha), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Anne Fröberg (Finlândia), Shaun Gallagher (Irlanda) e Wang Tak Fung (Hong-Kong) com a ativa participação, entre outros, de Akira Fujisaki, Tomoya Ishii e Akihiro Sugimoto e também, obviamente, o sempre presente e afável Yukio Seki, membro destacado da federação japonesa de atletismo.

Consulte os resultados aqui.