quinta-feira, 25 de abril de 2019

Quarteira recebe a Taça de Portugal de Marcha

Foto: GACV - Casais do Vento. Montagem: O Marchador

No dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, vai ter lugar na região algarvia de Quarteira a 15.ª edição da Taça de Portugal de Marcha Atlética (nas 11 primeiras edições com o nome de Taça FPA e em algumas delas com o nome Susana Feitor), provas que serão disputadas na Pista de Atletismo.

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo do Algarve, tem como objetivo “proporcionar aos clubes vocacionados para áreas mais específicas da modalidade, uma competição de carácter coletivo, assim como estimular uma maior especialização técnica dos agentes desportivos”.

O programa de provas (em pistas separadas para masculinos e femininos) contempla a realização de provas de 5.000 metros destinadas a atletas iniciados, juvenis e veteranos (estes em prova extra), que terão o tiro de partida às 17:00 horas, seguindo-se, pelas 17:45 horas, os 10.000 metros marcha (juniores e seniores masculinos e femininos), com a possibilidade de alguns atletas prosseguirem para a prova extra de 20.000 metros. O último tiro de partida será dado às 18:40 horas com as provas extra de 3.000 metros para o escalão de infantis.

A região do Algarve é um dos principais pólos de desenvolvimento da especialidade no país, com uma grande aderência de jovens para a marcha atlética e com resultados muito interessantes ao mais alto nível competitivo. Atletas algarvios representaram o país em Jogos Olímpicos, casos de Hélder Oliveira, Ana Cabecinha e Jorge Costa.

Estão inscritos na Taça de Portugal 94 atletas em representação de 21 clubes, numa distribuição geográfica que abrange os distritos do Porto, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Guarda, Algarve e ainda as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, com a atuação de juízes dos principais painéis nacionais de especialistas.

Na edição de 2018, clubes algarvios triunfaram coletivamente, com o Clube de Atletismo de Tunes a superiorizar-se no setor masculino, e o Clube Oriental de Pechão a impor-se no setor feminino.

Listas de atletas inscritos por prova, aqui.