terça-feira, 16 de abril de 2019

Brembach e Feige vencem nos Campeonatos da Alemanha

Brembach (25) com Linke na liderança, num dos momentos
mais duros da prova. Foto: Federação Alemã de Atletismo
Nils Brembach, no setor masculino, e Saskia Feige, no setor feminino, conquistaram este sábado os títulos alemães dos 20 km marcha, disputados em Naumburg, quando se assinala o 50.º aniversário do Grande Prémio Internacional de Marcha daquela cidade, um evento de grandes tradições, principalmente no tempo da ex-RDA, onde pontificavam grandes figuras da marcha atlética mundial, como Ronald Weigel, três vezes medalhado em Jogos Olímpicos e agora o técnico nacional alemão.

Na prova masculina, Christopher Linke e Nils Brembach lutaram lado a lado até aos 16 quilómetros pela vitória, com Brembach a destacar-se na parte final, conseguindo o seu segundo título e alcançando o tempo de 1:20:48, apenas mais seis segundos que o seu recorde pessoal, estabelecido em Londres, nos Mundiais de 2017, mas com o objetivo principal plenamente alcançado, ao superar os mínimos (1:21:00) para os Mundiais de Doha deste ano e os Jogos Olímpicos de Tóquio, de 2020.

Algo desiludido por ter falhado o título, Linke ainda assim foi segundo, com a marca de 1:21:32, uma semana depois de ter carimbado o passaporte para os próximos mundiais, ao ser terceiro em Podebrady (1:20:33). O pódio ficou completo com Hagen Pohle, a fazer 1:23:00.


Na prova feminina, Saskia Feige obteve o seu primeiro título nacional, com o tempo de 1:30:40 (recorde pessoal), conseguindo ainda os ambicionados mínimos para os mundiais e os Jogos Olímpicos, uma semana depois de ter sido sétima em Podebrady (1:32:59). Emilia Lehmeyer foi agora segunda, com 1:32:45, a apenas nove segundos dos seu recorde pessoal mas logrando os mínimos para Doha. Teresa Zurek terminou na terceira posição, com 1:35:03, mínimos para os europeus Sub-23.

As competições foram disputadas sob temperaturas adversas, com a neve a cair abundantemente em certos períodos.

Resultados dos campeonatos alemães de 20 km estão disponíveis aqui.