quinta-feira, 4 de abril de 2019

G.P. de Marcha da Corunha distinguido com a Placa de Património Mundial

Uma imagem da edição do grande prémio na Corunha em 1991.
Foto (arquivo): Fernando Vázquez
Montagem: O Marchador

O Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética Cantones da Coruña – G.P. Sérgio Vázquez foi esta sexta-feira distinguido pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) com a Placa de Património Mundial do Atletismo.

O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo próprio presidente da IAAF, Sebastian Coe, que teceu palavras muito elogiosas ao evento da Corunha que em 1987, sob o impulso de Sérgio Vázquez, presidente da Federação Galega de Atletismo de 1984 a 2006, congregou na edição de estreia um conjunto dos melhores marchadores mundiais, encabeçados pelo campeão olímpico Maurizio Damilano que protagonizaram perante numeroso público uma bela jornada de marcha atlética.

É na capital galega que ano após ano se realiza uma grande competição de marcha atlética, integrada no Challenge Mundial de Marcha que, de forma ininterrupta, está nele integrado desde a sua primeira edição. Em 1986 acolheu a primeira edição da Taça da Europa de Marcha e em 2006 recebeu a Taça do Mundo de Marcha.

Grandes nomes da marcha atlética mundial têm passado pela Corunha ao longo de mais de um quarto de século. Além de Damilano, o equatoriano Jefferson Pérez, o polaco Robert Korzeniowski e a chinesa Hong Liu que em 2015 bateu o recorde mundial dos 20 km marcha que visitaram os Cantones.

Também para nós, portugueses, a prova galega reserva um sentimento especial. Em 1988 a seleção portuguesa de marcha atlética participava pela primeira vez num encontro internacional de seleções (8 países). Nesse mesmo ano, também pela primeira vez, um juiz português de marcha integrava o júri num evento internacional. E em 1996 uma atleta portuguesa conquistava a primeira medalha numa competição de seniores, cabendo tal honra a Susana Feitor.