sábado, 28 de abril de 2018

Ruslan Dmytrenko com suspensão por suspeita da prática de dopagem

Ruslan Dmytrenko em Taicang-2014.
Foto: Mauricio Quiroz Hoyos

O marchador ucraniano Ruslan Dmytrenko foi excluído da delegação oficial do seu país para Taicang quando se preparava para competir nos 20 km do Campeonato do Mundo de Seleções de Marcha (5/6 de Maio), conforme decisão do Comité Executivo da Federação de Atletismo da Ucrânia publicada ontem no «site» oficial [aqui].

Esta decisão vem no seguimento do anúncio feito no Facebook do treinador de Dmytrenko, Denis Tobias, também ele excluído da delegação, referindo que o atleta recebera da Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla inglesa), no passado dia 26 de Abril, informação da existência de desvios anormais nos valores sanguíneos detetados no seu passaporte biológico.

Dmytrenko fica assim provisoriamente suspenso de qualquer atividade desportiva, aguardando-se pelo desenvolvimento do processo e decisão final.

Recorde-se que em 2014 Dmytrenko havia conseguido em Taicang, na então Taça do Mundo de Marcha, uma histórica vitória individual nos 20 km, com 1.18.37, marca que ainda hoje é o seu recorde pessoal e nacional. O seu contributo foi igualmente decisivo para a vitória coletiva da Ucrânia na prova, à frente da China e do Japão.

Colaboração: Kristina Saltanovic