terça-feira, 24 de abril de 2018

Austrália no Mundial de Seleções de Marcha 2018

Imagens: IAAF e Pixabay. Montagem: O Marchador

Dane Bird-Smith é a grande figura da seleção australiana que tomará parte no Campeonato Mundial de Nações de Marcha Atlética, que terá lugar em Taicang proximamente. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, é filho do antigo atleta internacional, David Smith, agora seu treinador. O seu recorde pessoal nos 20 km marcha é de 1:19:28, estabelecido nos Mundiais de Londres, onde se classificou na sexta posição. Foi o vencedor, este ano, dos Jogos da Commonwealth.

Nos 20 km masculinos, além de Dane Bird-Smith, fazem ainda parte da equipa, Rhydian Cowley, Adam Garganis, Michael Hosking e Brendon Reading. Na prova feminina de 20 km, distância que em Roma alcançaram a medalha de prata, tomarão parte Beki Smith, Rachel Tallent and Jemima Montag.

Com a ausência notada do multicampeão olímpico Jared Tallent (vencedor da edição de Roma, há dois anos), na prova dos 50 km marcha, onde os australianos não se apresentarão com qualquer atleta à partida, não deixa de ser curioso que, pela primeira vez na história da marcha atlética australiana, participe uma mulher naquela distância, Claire Tallent, a esposa de Jared, em estreia.

Nas provas de Sub-20 (10 km), onde os australianos conquistaram em 2016 a medalha de bronze no setor feminino, os componentes da seleção são, no setor masculino, Declan Tingay, Kyle Swan e Mitchell Baker, e no feminino, Katie Hayward (45:57 em fevereiro deste ano, em Adelaide), Rebecca Henderson e Phillipa Huse.