segunda-feira, 30 de abril de 2018

Chegin suspeito de recente envolvimento com marchadores russos de elite

Viktor Chyogin. Foto: Столица С/Stolica-S

Segundo noticiou a agência antidoping russa «Rusada», está em curso uma investigação para apurar uma alegada violação de regras antidopagem através de recente participação direta (a confirmar-se) de Viktor Chegin nos treinos de atletas, cujos nomes não foram revelados, da equipa nacional de marcha atlética na cidade de Karakol, capital da província de Issyk-Kul, no Quirguistão.

Como é sabido, o treinador russo de marcha Viktor Chyogin foi erradicado do desporto, com efeitos a partir de 17 de Fevereiro de 2016, querendo isso dizer que está impedido de participar, seja de que forma for, em qualquer atividade desportiva nacional ou internacional.

Recentemente foram publicadas em redes sociais fotos de alguns dos principais atletas russos no Quirguistão, onde supostamente estaria Chegin, alguns deles com permissão da IAAF para competirem internacionalmente como «neutros». De notar que, de acordo com as regras antidopagem, os atletas que se venha a apurar estarem envolvidos no processo de treino com Chegin, podem ser alvos de punições, desde uma advertência até à suspensão por período de tempo da atividade desportiva.

Espera-se que esta investigação mereça particular atenção da Federação Russa de Atletismo, entidade que afirma estar empenhada na luta intransigente contra o «doping» e sobre quem pode vir a ser determinado o prolongamento da suspensão decretada pela IAAF.

A notícia da «Rusada» pode ser lido na versão original, aqui.