domingo, 1 de maio de 2016

Inês Henriques em dia de aniversário

Inês Henriques. Foto: facebook da própria
A atleta internacional Inês Henriques, natural de Santarém, completa hoje 36 primaveras, aniversário pelo qual a equipa de “O Marchador” lhe endereça os parabéns.

Marchadora de primeiríssimo plano nacional, que iniciou a sua trajetória internacional nos campeonatos mundiais de juniores, há precisamente 20 anos, em Sydney, já participou em dois Jogos Olímpicos (2004 e 2012) competindo na prova dos 20 km marcha, uma disciplina que é das mais competitivas e de maior qualidade do atletismo nacional.

Em Portugal tem registado uma grande regularidade competitiva, sempre ao mais alto nível. Desde 2000 que ocupa o pódio dos campeonatos nacionais de estrada, com títulos nas edições de 2006, 2009, 2011 e 2016. No plano internacional destaca-se o terceiro lugar obtido na Taça do Mundo de Marcha de 2010 e o decisivo contributo para o (único) título conquistado por Portugal na competição, além de ser figura sempre presente nas várias idas ao pódio coletivo em competições continentais e mundiais.

Treinada por Jorge Miguel, desde os seus primeiros anos na especialidade (em 1993, no Montijo, venceria a prova de infantis, integrada nos campeonatos nacionais de marcha), é uma das duas marchadoras portuguesas que triunfou em todos os escalões da referida competição.

No Grande Prémio Internacional de Rio Maior, na presença e com o afetuoso apoio das suas gentes, garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, melhorando o seu recorde pessoal.

A atravessar o seu melhor momento de sempre, a atleta prepara-se para competir nos mundiais de Roma, manifestando-se convicta de que os Jogos do Rio poderão ser os seus melhores na longa e rica carreira da atleta ribatejana. Inês, nos Jogos de 2004, classificou-se na 25.ª posição e nos de Londres na 14.ª posição.