sábado, 12 de setembro de 2015

Voronovo e Druskininkai, este sábado

Os cartazes dos eventos em Voronovo e Druskininkai.
Montagem: O Marchador
Voronovo, na Rússia, e Druskininkai, na Lituânia, serão palcos de duas prestigiadas competições internacionais de marcha a realizar este sábado (12 de Setembro), com os programas de provas a contemplarem os 10 km masculinos e femininos.

Em Voronovo, 60 km a sul de Moscovo, disputa-se a Taça da Rússia da disciplina a partir das 12 horas, estando previstos para além de atletas nacionais, representantes de 8 países: Ucrânia, Bielorrússia, Espanha, Itália, Polónia, República Checa, Eslováquia e Gana. A edição de 2014 teve como vencedores os ucranianos Ruslan Dmytrenko (38.50) e Lyudmyla Olyanovskaya (42.30).

Em Druskininkai, que dista 130 km da capital Vilnius, o evento em 23.ª edição e que terá igualmente presença estrangeira, inicia-se pelas 11 horas e abrange provas para todos os escalões etários, incluindo o campeonato nacional de 10 km para masculinos e femininos. Os campeões em título são Marius Ziukas e Brigita Virbalyte que em 2014 obtiveram 39.47 e 44.17 respectivamente.

Duas personalidades ligadas às organizações dos eventos são antigos marchadores. Em Voronovo, Maris Peterson, juiz internacional de marcha da Rússia e ex-membro do comité de marcha da IAAF e da comissão da EA, e em Druskininkai, Kęstutis Jezepčikas, fundador e organizador do evento, membro do conselho de desporto da cidade e actual director técnico do atletismo na Lituânia.