quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Evgeniy Yevsyukov suspenso até 2018

Evgeniy Yevsyukov, atleta nos mundiais de Helsínquia-1983 e
treinador na actualidade. Fotos: facebook do próprio
Montagem: O Marchador
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) divulgou esta segunda-feira uma lista actualizada de suspensões de pessoal desportivo de apoio a atletas, de que faz parte o nome do treinador de marcha russo Evgeniy Yevsyukov. Membro da equipa técnica do centro de treino de marchadores de Moscovo, Yevsyukov está impedido de desenvolver qualquer actividade de apoio a desportistas (não apenas como treinador) até 14 de Junho de 2018.

Questionado no dia seguinte sobre o assunto pela agência noticiosa russa ITAR-TASS, o director da Agência Russa Antidopagem (Rusada), Niklita Kamaev, esclareceu que o técnico moscovita tinha sido suspenso devido a envolvimento em processos de dopagem de atletas. Foi essa a razão da inclusão do nome de Yevsyukov na referida lista, que abrange 114 não-atletas e inclui ainda Viktor Kolesnikov, antigo director do Centro de Preparação Olímpica de Marcha da Mordóvia, em Saransk, suspenso até 20 de Outubro de 2018.

Nikita Kamaev acrescentou na mesma entrevista que tinha sido aberto um processo de investigação contra Yevsyukov, tendo sido obtida prova de culpa do treinador, depois encaminhada para a Rusada, que determinou a suspensão do treinador. Tal como em relação aos demais russos identificados na lista da AMA, num total de sete pessoas com diferentes funções em várias modalidades desportivas, a imprensa russa tinha já dado conta anteriormente de sanções aplicadas a Evgeniy Yevsyukov, sem que, no entanto, o técnico tivesse deixado de exercer funções no centro de treino de Moscovo. Há mesmo registo de duas sanções aplicadas pela Federação Russa de Atletismo, mas com a forma de pena suspensa.

Actualmente com 65 anos, Evgeniy Yevsyukov foi um destacado marchador internacional da União Soviética no final da década de 1970 e sobretudo na década seguinte. Tendo elevado os recordes pessoais até 1.19.53 h nos 20 km (Cherkassy, 27/4/1980) e 3.42.04 h nos 50 km (Leninegrado, 3/8/1985), Yevsyukov teve o momento de maior fulgor quando, em 1983, nos primeiros mundiais de atletismo, realizados em Helsínquia, conquistou a medalha de bronze nos 20 km marcha, numa prova em que foi suplantado apenas pelo mexicano Ernesto Canto e pelo checoslovaco Jozef Pribilinec.

Antes disso já tinha sido quarto classificado nos Jogos Olímpicos de Moscovo (1980) e na Taça do Mundo de Marcha realizada em Valência (1981) e ainda quinto na Taça do Mundo de Bergen (1983), sempre na distância de 20 km. Em 1976, nuns mundiais «avant la lettre» realizados em Malmö (Suécia) para compensar a não inclusão dos 50 km marcha nos Jogos Olímpicos de Montreal desse ano, Evgeniy Yevsyukov, então com 26 anos, foi um dos atletas participantes, mas ainda sem revelar a qualidade que demonstraria anos mais tarde, terminando na décima posição, com 4.07.14 h, distante do vencedor, o compatriota Veniamin Soldatenko, que registou 3.54.40 h.