terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ana Cabecinha homenageada em Pechão

Ana Cabecinha e algumas das colegas que compareceram
à homenagem. Foto: «Jornal do Algarve»
Regressada de Pequim e dos recentes mundiais de atletismo, onde alcançou o quarto lugar nos 20 km marcha femininos, Ana Cabecinha foi alvo de uma homenagem logo após a festiva chegada à sua terra de adopção. Tendo chegado a Lisboa ao final da noite de dia 31, a marchadora algarvia seria recebida em Pechão no dia seguinte, com uma cerimónia realizada na sede do Clube Oriental de Pechão, colectividade que representa desde o início da dedicação ao atletismo. Também a Paulo Murta, treinador da atleta, foi destinada aquela homenagem, pela orientação técnica da atleta, num acompanhamento que se prolonga desde 1996.

Na sessão de homenagem, que contou com a presença de numerosos atletas, amigos e familiares, Ana Cabecinha e Paulo Murta manifestaram a satisfação e o orgulho tanto pela recepção calorosa como pelos resultados que ao longo de um caminho de quase vinte anos têm contribuído para o prestígio do clube, da freguesia, da cidade e do país.

As boas-vindas foram dadas pelo presidente do clube, Vladimiro Sousa, tendo intervindo igualmente os presidentes da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, da Junta Freguesia de Pechão, Paulo Salero, e da Associação de Atletismo do Algarve, Lara Ramos, todos enaltecendo a qualidade dos resultados e das classificações de Ana Cabecinha em numerosas grandes competições internacionais, de que os recentes mundiais de Pequim são apenas o exemplo mais recente.

Já a pensar nos Jogos Olímpicos do próximo ano, no Rio de Janeiro, Ana Cabecinha e Paulo Murta votarão o mês de Setembro ao necessário descanso, para que, a seguir, possam iniciar o trabalho com vista a esse objectivo maior da próxima época desportiva.

Na capital chinesa, Ana Cabecinha terminou os 20 km marcha em 1.29.29 h, atrás das chinesas Hong Liu e Xiuzhi Lu (ambas com 1.27.45) e da ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1.28.13).