sexta-feira, 20 de março de 2015

Dudince recebe etapa do challenge mundial de marcha

Foto: Emmanuel Tardi.
Dudince, cidade termal do sul da Eslováquia, prepara-se para receber amanhã o tradicionalismo evento de marcha, em 34.ª edição, desta vez a contar para a categoria B do Challenge da Associação Internacional de Federações de Atletismo, onde também estão incluídos os eventos de Chihuahua, Rio Maior, Taicang e Corunha.

Do programa fazem parte provas para vários escalões etários e distâncias, com especial incidência para os 20 e 50 km masculinos e 20 km femininos, onde a participação terá altíssimo nível e se esperam excelentes resultados.

A prova de maior prestígio é sem dúvida a de 50 km, a iniciar às 8.30 horas,com 59 atletas inscritos, entre os quais se destaca, o eslovaco Matej Tóth, vice-campeão europeu em Zurique-2014, com 3.36.21, que opta este ano por competir em «casa» na distância maior, o irlandês Robert Heffernan, campeão do mundo em Moscovo-2013 (3.37.56) e o forte contingente polaco com oito especialistas em competição, liderado pelo vencedor em 2014, Rafal Augustyn. Disputar-se-ão igualmente campeonatos nacionais da Eslováquia, Republica Checa e Hungria.

Grande expectativa também nas provas de 20 km (14 horas), com um lote de atletas de grande nível. No sector feminino (38 atletas), a ucraniana Lyudmila Olyanovska, prata em Zurique-2014, faz a sua aparição esta época nos palcos internacionais, tendo em Anezka Drahotova, da República Checa, vencedora em Lugano há uma semana com 1.28.52, a sua principal adversária. À espreita de oportunidades estarão também, entre outras, as italiana Anna Eleonora Giorgi e Antonella Palmisano, detentoras de marcas na casa da 1 hora e 27 minutos (1.27.05 e 1.27.51). Nos masculinos (18 atletas), a competição será mais aberta mas não menos interessante, com novo confronto à vista entre o sul-africano Lebogang Shange, o brasileiro Caio Bonfim, segundo e terceiros em Lugano há uma semana, e outros atletas na expectativa de lugares cimeiros, tais como o polaco Dawid Tomala e o italiano Marco de Luca.

As listas de saída podem ser consultadas aqui.