sexta-feira, 6 de março de 2015

Chihuahua – capital mundial da marcha atlética

A conferência de imprensa que antecede o evento e uma fase
da prova de 20 km femininos em 2014. Fotos: Tiempo e FMMA.
Montagem: O Marchador
Amanhã, sábado, a partir das 7.:00 horas, arrancará em Chihuahua, no México, a primeira competição do circuito mundial de marcha, um evento supervisionado pela Federação Internacional de Atletismo, e que contará com a presença de grandes nomes da marcha mundial, competindo nos 20 km masculinos e femininos, e nos 50 km masculinos, realizando-se ainda provas de 10 km para juniores, num circuito de 1 quilómetro.

Prevê-se a participação de mais de 200 atletas, em representação de 21 países (Austrália, Bielorrússia, Bolívia, Canadá, Colômbia, Equador, Guatemala, Hungria, Itália, México, Noruega, Nova Zelândia, Perú, Portugal, Porto Rico, Rússia, Suécia, Ucrânia, EUA, e Venezuela). A organização distribuirá prémios monetários aos oito primeiros classificados nos principais eventos, num total de 50 mil e quinhentos dólares. 

Alguns nomes a destacar serão o australiano Jared Tallent, multi-medalhado em Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo, o guatemalteco Erick Barrondo, medalha de prata nos Jogos de Londres, o mexicano Eder Sanchez, medalhado nos mundiais de Berlim, as portuguesas Inês Henriques, vencedora nas edições de 2011, 2012 e 2013, Ana Cabecinha, uma das favoritas à vitória na prova feminina, Susana Feitor, medalha de bronze nos mundiais de Helsínquia, e a colombiana Sandra Arenas, vencedora da edição do ano passado.

Um dos grandes ausentes da competição será Horacio Nava, natural de Chihuahua, atleta dos 50 km que, por já estar qualificado para os Jogos Pan-americanos de Toronto, foi dispensado de comparecer no evento, encontrando-se atualmente a realizar um estágio de altitude na Bolívia, sob orientação do seu técnico, Raúl González. A sua meta principal será bater o recorde mexicano, em posse de González, desde 1978, objetivo que tentará concretizar na prova de Wajima, Japão, a 19 de abril.

A lista de saída pode ser consultada aqui.