sábado, 29 de janeiro de 2022

Inês Henriques ruma a sul

Inês Henriques. Foto: ADAL. Montagem: O Marchador

A mais cotada marchadora portuguesa nas distâncias longas participará amanhã no Campeonato de España de Marcha en Ruta, que tem lugar na zona balnear de La Antilla, província de Huelva.

Em vista os mínimos para os Europeus de Munique (2:55.00) ou mesmo para os Mundiais de Eugene (2:54.00), embora Inês Henriques esteja bem colocada para ser apurados pela sua posição no Ranking da World Athletics. Melhorar as posições neste ranking é também um objetivo que esta participação pode concretizar.

A riomaiorense defrontar-se-á com (quase) todas as melhores espanholas da atualidade, com a campeã em título, líder do Ranking da WA e 4ª nos Jogos em 20km, Maria Pérez, à cabeça. A local Laura García-Caro, poster girl do evento, Mar Juarez, 4ª o ano passado em Podebrady, e Martina Peña são as outras mais destacadas adversárias da atual Campeã da Europa e antiga campeã e recordista mundial. Ausentes estarão Raquel Gonzalez, vice-campeã o ano transato em Sevilha, e a recordista espanhola dos 50km, Julia Takacs.

Inês Henriques não será o único representante português no evento já que se prevê igualmente a participação de Hélder Santos e João Pedro Vieira, além do sub-20 Tiago Ramos que marchará na prova de 10km, onde se baterá com os melhores espanhóis. Pedro Dias também está inscrito, mas sabemos que não irá participar.

Pedro Peixoto em La Antilla