sábado, 15 de janeiro de 2022

Campeonatos dos EUA este domingo, em Santee, na Califórnia

Foto: Otto Horiuchi. Montagem: O Marchador

Santee, cidade do Estado da Califórnia, no condado de San Diego, vai receber este domingo os Campeonatos Nacionais de Marcha de 35 km, competição que está integrada no World Athletics World Race Walking Tour, com a categoria de bronze, esperando a organização que nele possam participar, além dos melhores marchadores norte-americanos, previsivelmente, alguns de países como o México ou o Equador.

O evento, que terá lugar no centro da cidade, distribuirá aos oito melhores atletas classificados em cada género prémios monetários no montante global de cinquenta mil dólares, servindo para definir a seleção dos EUA que vai participar nos Campeonatos Mundiais de Seleções, a terem lugar nos dias 3 e 4 do próximo mês de março, na cidade de Muscat, em Omã, no Médio Oriente, e ainda para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, aqui, se estabelecidos os respetivos mínimos (2:33:00, nos masculinos, e 2:54:00, nos femininos) ou de acordo com o posicionamento final nos rankings mundiais, com a admissão de um máximo de 60 atletas.

Dos atletas norte-americanos inscritos, destacam-se, no setor masculino, Nick Christie, atualmente na posição 24 do ranking mundial e Allen James, na posição 50, e no setor feminino, Robyn Stevens, posicionada no 13º lugar, e Stephanie Casey, na posição 20.

A competição enquadra-se no grupo de provas certificadas pela World Athletics, sendo necessário que a mesma esteja certificada por um medidor membro do Painel Internacional do setor, bem como a exigência da presença de, pelo menos, três juízes internacionais. Assim, teremos entre os oficiais convocados, todos dos EUA, os internacionais Maryanne Daniel, nível III da WA, Daniel Pierce e Reginald Weissglas, ambos de nível II da WA, integrando ainda a equipa Ron Daniel, Rod Larsen, Rich Roberts e Dave Snyde. O Juiz chefe será Jo Burrows, com o secretariado a ser assegurado por Pam Betz e a Zona de Penalização por Robert Cardenas.

Consulte a lista de atletas inscritos, aqui.

Colaboração: Reginald Weissglas.