domingo, 16 de janeiro de 2022

Antonella Palmisano encabeça Ranking de Mérito nos 20km Marcha femininos

Antonella Palmisano. Foto: Italy24News. Montagem: O Marchador

* Um artigo de Pedro Peixoto

A revista norte-americana Track and Field News (T&FN) elegeu a italiana Antonella Palmisano a melhor do ano de 2021 nos 20km femininos.

Ao contrário do que aconteceu nos masculinos (ver peça aqui), as melhores dos 20km tiveram todas argumentos para reforçar as suas posições olímpicas: Antonella Palmisano venceu o Campeonato da Europa por Equipas, Sandra Arenas ganhou na Corunha, Liu Hong ganhou em Taican e Maria Pérez foi campeã espanhola e 2ª em Podébrady.

Seguem-se as companheiras de Lui no pódio dos campeonatos chineses, a mais rápida competição do ano, e nos Jogos Olímpicos. Yang Jiayu venceu em Huangshan com a melhor marca do ano e Qieyang Shenjie foi terceira. Para a sétima posição foi escolhida Alegna González, 5ª nos Jogos e 2ª na Corunha, e para a oitava a campeã do Commonwealth, Jemima Montag, 6ª em Saporo mas sem outas competições fora da sua Austrália natal. Yang Liujing que não se apurou para os Jogos mas ganhou às outras chinesas em Xi’an é nona e o ranking é fechado com Yelena Lashmanova que, embora impedida de competir internacionalmente, dominou a época russa.

Dada a quase inexistência de provas femininas de 50km, este ano a T&FN não publicou o respetivo ranking.

Uma última palavra para notar a ausência de marchadoras portuguesas nos rankings da T&FN, a primeira vez que tal acontece desde 2006!

Ranking Feminino

1. ANTONELLA PALMISANO (Itália)
2. SANDRA ARENAS (Colômbia)
3. HONG LIU (China)
4. MÁRIA PÉREZ (Espanha)
5. JIAYU YANG (China)
6. SHENJIE QIEYANG (China)
7. ALEGNA GONZÁLEZ (México)
8. JEMIMA MONTAG (Austrália)
9. LIUJING YANG (China)
10. YELENA LASHMANOVA (Rússia)