quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

SOMOS ATLETISMO, magazine dedicado ao atletismo espanhol

Imagens: Somos Atletismo. Montagem: O Marchador

Hoje recomendamos a leitura da revista online “SOMOS ATLETISMO”, criada por Joan Estruch, um atleta ligado às provas combinadas e nos dias de hoje especialista em reportagens fotográficas, e pelo estatístico Carles Baronet, que foi especialista em provas de 400 e 800 metros, speaker nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e organizador de meetings. 

O número 8, do corrente mês de janeiro, é preenchido com quase uma centena de páginas de inegável interesse, recheado de boas fotografias, cabendo aqui felicitarmos os seus autores, bem como à equipa de colaboradores. 

Neste número, podemos destacar a homenagem prestada a Jordi Llopart, que nos deixou há algumas semanas, através dos excelentes artigos de Joan Pelayo “Llopart, a elegância feita marcha (primeira parte)” e Albert Galín “Esse amigo chamado Jordi Llopart”. 

Joan Pelayo traça-nos o percurso competitivo de Jordi Llopart desde que, nos inícios dos anos setenta se iniciou na marcha atlética, os despiques com José Marín e os seus grandes momentos de glória com as medalhas alcançadas nos Europeus de Atletismo e nos Jogos Olímpicos. 

Albert Galín aborda, com maior ênfase, a faceta pessoal do atleta, a sua relação de amizade com Llopart, desde os tempos em que ambos representavam a seleção espanhola e depois, enquanto responsável técnico nacional, com o seu pai Moisés, assistindo à vitória nos Europeus de Praga, em 1978. 

A ambos, Joan Pelayo e Albert Galín, umas palavras de muito apreço e simpatia. 

Pelayo tem colaborado connosco na divulgação de interessantes temas da marcha atlética no país vizinho. É um apaixonado e estudioso da especialidade. Entre outras funções, é juiz de Marcha, integrando atualmente o Painel Nacional “A” da RFEA e fazendo parte do quadro de juízes especialistas de marcha da Associação Europeia de Masters (EMA). 

Galín foi um dos primeiros técnicos convidados a vir a Portugal, por iniciativa da Federação Portuguesa de Atletismo, emprestando a sua sabedoria e experiência nos planos teórico e prático do treino aos marchadores portugueses e seus técnicos, acompanhado do seu colega Cesar Gomez, ambos da Escola de Marcha de Sant Celoni, Barcelona, temas enquadrados no Seminário sobre Marcha Atlética realizado no nosso país, que teve lugar no Centro de Estágios da Cruz Quebrada (sessões práticas na pista do Estádio Nacional), nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 1981. 

A revista pode ser acedida aqui.