sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Bernd Kannemberg (1942-2021)

Bernd Kannemberg. Imagens: BR24 Sport e MDR
Montagem: O Marchador

A comunidade do atletismo mundial está de luto pela morte de Bernhard Kannemberg, ex-recordista mundial e campeão olímpico dos 50 km marcha, ocorrida na noite do dia 13 deste mês, num hospital de Münster, aos 78 anos de idade. 

Bernd Kannemberg nasceu em 20 de agosto de 1942, em Königsberg, Prússia Oriental ((hoje Kaliningrado, Rússia). Iniciou-se na marcha apenas aos 27 anos, em 1969, na equipa das Forças Armadas, e um ano depois participou pela primeira vez nos campeonatos alemães. A sua carreira foi relativamente curta, entre 1970 a 1976, forçado a retirar-se devido a problemas físicos, período no qual, ainda assim, conquistou 10 títulos nacionais, em provas de 10, 20 e 50 quilómetros marcha, representando o TSG Füssen, o FC Nürnberg e o LAC Quelle Fürth.

O seu maior sucesso desportivo deu-se nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, quando conquistou, pela então República Federal da Alemanha, o título olímpico dos 50 km marcha, com o tempo de 3:56:11, apenas três anos após começar a treinar-se especificamente para a marcha. 

Em 1974, nos Campeonatos Europeus de Roma, conquistou a medalha de prata na prova dos 20 km marcha. Durante o tempo em que competiu, estabeleceu 19 recordes alemães e 10 recordes mundiais.

Além de seu talento para a marcha atlética e das boas bases para o treino que adquiriu na luta livre, Bernd Kannenberg destacou-se essencialmente pela rígida disciplina que se impôs a si mesmo na vontade de treinar-se, passando de um principiante com potencialidades a um atleta de classe mundial em muito poucos anos. 

O blogue «O Marchador» expressa sentidas condolências à família, amigos e companheiros do desporto.