sábado, 9 de janeiro de 2021

Porto de Mós volta a receber os Nacionais de Marcha de 35 e 50 km

Foto: Erica S. Dias. Montagem: O Marchador

O Município de Porto de Mós acolherá na manhã deste domingo (10/1), a partir das 8:30 horas, os Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada, de 35 e 50 km, com a inclusão, ainda, de provas extra de 20 km para ambos os sexos, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e que contará com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós. 

Nos 35 km masculinos, estão inscritos 14 inscritos. João Vieira, vice-campeão mundial dos 50 km, é o grande candidato à conquista do seu sexto título, numa prova que conta com a presença de três atletas colombianos, um francês e outro das Ilhas Maurícias. Para a prova feminina estão inscritas cinco atletas, entre as quais a bracarense Vitória Oliveira, maior candidata à vitória. 

Nos 50 km masculinos (5 inscritos), a competição mais antiga dos presentes campeonatos, cuja primeira edição teve lugar em Lisboa, no ano de 1985, inscreveram-se cinco atletas, entre os quais Luís Gil, o campeão nacional de 2013 e 2014, Amaro Teixeira, o campeão nacional de 2017, e o atual campeão em título, Manuel Marques. 

Nos 50 km femininos, a única participante, Sandra Silva, vai tentar sagrar-se campeã nacional pela quarta vez consecutiva. 

Nas provas extra de 20 km (8 inscritas), destaque no setor masculino (5 inscritos) para a presença do colombiano Eider Arévalo, campeão mundial de Londres, em 2017, e no setor feminino para Inês Henriques, campeã mundial de Londres, nos 50 km, e Ana Cabecinha, que recentemente se sagrou campeã nacional na distância obtendo o passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Devido à pandemia de Covid-19, a competição será realizada tendo em conta as normas de segurança exigidas pela Direção-Geral de Saúde e será aberta apenas ao escalão absoluto. O evento será qualificativo para os Jogos Olímpicos de Tóquio/2021, no mês de agosto, e para o Campeonato da Europa de Seleções de Marcha, cujos critérios não são conhecidos, a ter lugar em maio próximo, na cidade checa de Podebrady. 

A lista de atletas inscritos pode ser consultada no «site» da FPA, aqui.