sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Campeonatos de Itália (estrada) este sábado, em Ostia

Cartaz: fb Porto Turistico di Roma. Foto: FIDAL Lombardia. Montagem: O Marchador

Finalmente vão ter lugar os Campeonatos de Itália de Marcha Atlética de 50 km masculinos e 35 km femininos e de 20 km juniores, na sua terceira marcação depois dos adiamentos de 1 de março e 5 de dezembro de 2020, devido à pandemia da Covid 19. A competição terá lugar no porto turístico de Ostia, a cerca de 30 quilómetros de Roma, e apurará os primeiros campeões italianos da especialidade. 

Num circuito de 2 quilómetros, totalmente plano, a prova assume vital importância dada a previsibilidade do apuramento direto de alguns marchadores para os Jogos Olímpicos, com especial ênfase na distância olímpica dos 50 km masculinos, prova para a qual inscreveram-se 15 atletas, entre os quais 3 mexicanos, 1 grego e 1 croata, mas em que os principais atletas italianos apostarão tudo para conseguirem os ambicionados mínimos de 3:50:00, que lhes darão entrada direta para Sapporo. 

Na prova feminina mais longa do programa, os 35 km, que farão a sua aparição nos Mundiais de Eugene (EUA), em 2022, tal como nos homens, a principal favorita é a detentora da melhor marca mundial do ano de 2020, Eleonora Giorgi (2:43:43), medalha de bronze nos 50 km dos Mundiais de Doha, após ao que se dedicará à preparação para os 20 km dos Jogos. 

Ainda, incluído no programa do evento, destaque-se a boa participação de atletas nas provas dos 20 km, 46 atletas femininas e 39 masculinos, realizando-se também provas de 10 km para juvenis (47 inscritos). 

A competição, cujo circuito foi certificado por um membro do Painel Internacional de Medidores e é ajuizada, entre outros, por três juízes internacionais, cumprindo a regulamentação estabelecida para integrar a lista de provas de qualificação para os Jogos Olímpicos. Por outro lado, será disputada seguindo os rígidos protocolos impostos pelas autoridades sanitárias do país, no combate à pandemia da Covid 19.

A lista de inscritos por prova pode ser consultada aqui.