terça-feira, 3 de novembro de 2020

Juízes de Marcha nos Campeonatos da Europa de Veteranos (Madeira)

Oficiais da EMA e juízes de marcha nos europeus de masters na Madeira.
Foto: Christine Figueiredo. Montagem: O Marchador

Realizados a cada dois anos, os Campeonatos Europeus de Veteranos de Estrada, decorreram desta vez no Funchal, na Região Autónoma da Madeira, com a realização de provas de marcha nas distâncias de 10 e 20 km femininos, e de 10 e 30 quilómetros, num circuito totalmente plano, com um perímetro de 2 quilómetros. 

A Associação Europeia de Masters de Atletismo (EMA) e a Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira (AARAM) foram os grandes suportes dos campeonatos, destinados a atletas com 35 ou mais anos de idade, separados por grupos de escalões a cada cinco anos. 

Este ano, devido à situação atual da pandemia (Covid 19) que o mundo e, particularmente, o continente europeu, estão a sofrer, a participação de atletas foi menor do que em anos anteriores, em muitos casos, devido à restrição de viagens, ainda assim com a presença de atletas oriundos de 14 países. Note-se que as autoridades de saúde da Madeira obrigam os viajantes à realização de teste PCR negativo à Covid-19, efetuado nas 72 horas prévias ao embarque, e ao uso de máscaras na via pública. 

A equipa de juízes de marcha que atuaram nas competições foi constituída por Vasco Guedes (juiz-chefe), membro do Painel da World Athletics, Janusz Krynicki, que é um dos mais antigos juízes internacionais de marcha em atividade, presentemente no painel da European Athletics, Joaquim Graça, membro do Painel da EA, Orsolya Gruber, também no painel continental e no dos Masters, Luís Ervideira, do Painel Nacional de Grau A, e Zoi Gini, ex-juiz internacional do Painel da EA. 

Dos 71 atletas participantes nas várias provas do programa, os juízes de marcha exibiram 16 raquetas amarelas por suspensão e 73 por flexão e registaram 24 notas de desclassificação/faltas por flexão e 2 por suspensão, não se tendo registado qualquer desclassificação. 

Na foto (da esquerda para a direita), podemos ver Giovanni Tracanelli (Itália), o Delegado Técnico da EMA, Janusz Krynicki (Polónia), Zoi Gini (Grécia), Kurt Kaschke (Alemanha), presidente da EMA, Orsolya Gruber (Hungria), Helena Carvalho (Portugal), Secretária-Geral da EMA, Joaquim Graça (Portugal), Vasco Guedes (Portugal) e Luís Ervideira (Portugal).