sábado, 7 de novembro de 2020

Faleceu Carlos Fontan (1936-2020)

Carlos Fontan na atualidade e quando da realização de uma prova de marcha em 1976.
Fotos: fb Nelson Lopes e arquivo histórico O Marchador
Montagem: O Marchador

Carlos Alberto Marques Fontan, uma das figuras históricas da marcha atlética em Portugal, faleceu esta quinta-feira (5/11), aos 84 anos de idade. A equipa de “O Marchador” endereça ao filho, Orlando Fontan, restante família e amigos, as mais sentidas condolências. 

Fontan foi na década de setenta, no renascimento da marcha em Portugal, um dos seus maiores entusiastas, acolhendo de braços abertos a iniciativa levada a efeito por Aires Denis e Raymond Ysmal no sentido da promoção de uma série de ações que tiveram lugar na Póvoa de Santa Iria e em todo o concelho de Vila Franca de Xira. 

Fundador em 1959 da secção de atletismo no Atlético Clube Povoense, Fontan foi praticante da marcha atlética e organizador de vários eventos realizados no concelho, que ajudaram a incrementar e a cimentar a então recém-criada especialidade no seio do atletismo em Portugal. 

Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Atletismo, Carlos Fontan foi juiz de atletismo e exerceu, durante décadas, com exemplar profissionalismo e dedicação, a atividade de massagista, vários anos no Futebol Clube Alverca, tendo integrado o corpo clínico da delegação aos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.