domingo, 12 de abril de 2020

Lembrando os Campeonatos de Clubes de Lisboa – 1983

A equipa do CCD Olivais Sul participante nos campeonatos
de clubes 1983. Foto: arquivo «O Marchador»
Hoje, com a fotografia apresentada, recordamos uma prova que constituiu um marco para o desenvolvimento da marcha atlética em Portugal nos seus primeiros 10 anos desde que ressurgiu no panorama do atletismo nacional: período de 1974 a 1984.

Numa iniciativa que visava a implementação da disciplina em Lisboa, a Associação de Atletismo de Lisboa organizava, pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato de Clubes de Lisboa, uma competição de cariz coletivo que premiava, nos vários escalões etários, os clubes que globalmente apresentassem melhores resultados.

O evento teve lugar na pista do Estádio Nacional, no Jamor, em jornada dupla, realizada no fim de semana de 9 e 10 de julho de 1983 e onde compareceram mais de uma centena de jovens praticantes da especialidade e em que numa só prova, a dos 1.000 metros infantis masculinos, haveriam de alinhar à partida 32 atletas.

Nesses tempos, a Associação Desportiva de Oeiras, com prevalência no setor feminino, o Clube de Futebol de Santa Iria, com maior incidência no setor masculino, e o Centro de Cultura e Desporto de Olivais Sul, eram os clubes com maior destaque na marcha quer sob o ponto de vista quantitativo quer na dimensão qualitativa de vários dos seus representantes. Também o Clube de Futebol “Os Belenenses” e o Sporting Clube de Alenquer apresentavam-se regularmente nas provas com atletas que representaram ou viriam a vestir as cores da seleção nacional.

Foi esse o retrato da participação no Campeonato de Clubes de 1983 de que resultaram vitórias coletivas da AD Oeiras (femininos) e do CF Santa Iria (masculinos) e maiores destaques, no plano individual, de José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul) que estabeleceriam novos recordes nacionais absolutos, o primeiro nos 10.000m e a segunda nos 5.000m.

Com a especialidade a integrar paulatinamente o programa dos campeonatos nacionais de atletismo nos seus diversos escalões, os responsáveis da marcha atlética de então, em colaboração com diversas entidades públicas e coletividades, organizavam provas um pouco por todo o país, como foram os casos dos bem-sucedidos eventos em Lisboa, Santa Iria de Azóia, Vila Franca de Xira, Alenquer, Beja e Urgeiriça (Viseu).   

Na foto, que representa a equipa do CCD Olivais Sul, participante na segunda edição dos Campeonatos de Clubes, podemos ver, em primeiro plano (de pé), José Pagamim (responsável pelo departamento de atletismo do clube), Vítor Barata (atleta veterano que, na qualidade de motorista da DGD, muito apoiou atletas de diversos clubes à deslocação a eventos fora de Lisboa), Paula Gracioso, Artur da Silva Ferreira (treinador) e José Dias.