segunda-feira, 27 de abril de 2020

Evocando Evelina Fernando, marchadora pioneira

Evelina Fernando, a competir em 1981 e na atualidade.
Fotos: arquivo «O Marchador» e facebook da própria
Foi uma das atletas pioneiras da marcha atlética em Portugal, ressurgida em 1974/1975, e a que manteve maior regularidade competitiva que se prolongou até aos anos 80 do século passado, participando em provas de pista e estrada que então, sob o impulso de Aires Denis, tinham lugar em Santa Iria de Azóia, Póvoa de Santa Iria, Alhandra, Vialonga e Vila Franca de Xira.

Maria Evelina Caeiro Fernando, assim é o seu nome completo, começou, ainda no escalão de iniciados, por participar nas iniciativas levadas a efeito pela Comissão Dinamizadora de Marcha Atlética de Santa Iria de Azóia e, depois, integrada na equipa de atletismo do Clube Futebol Santa Iria, onde o senhor Sardinha, um dos apaixonados pela marcha no clube, orientava os muitos jovens que lhe apareciam com vontade de praticar a disciplina.

Evelina tinha por companheira de equipa a Isaura Tavares, que a acompanhava a várias provas. Irmã do José Tavares, este era outro dos bons especialistas que a modalidade formou, igualmente representando o clube e que participou, entre outras provas, nos primeiros campeonatos nacionais de 50 km marcha, em 1985. Naqueles tempos, o CF Santa Iria possuía uma numerosa e excelente equipa de marchadores com alguns deles a conquistarem o direito de representar a seleção nacional (certo que poucas eram as oportunidades) em importantes eventos internacionais, casos de Paulo Alves e Francisco Reis.

Em 1977 a atleta de Santa Iria haveria de bater recordes nacionais em distâncias que passaram a ser realizadas com regularidade: a 2 de abril daquele ano o dos 5.000 metros marcha, disputados no Jamor, Estádio Nacional, que era pertença de Isabel Fernandes (SL Benfica), desde 30-10-1976, e a 15 de junho de 1980, o dos 3.000 metros marcha, que Paula Machado (AD Oeiras), havia estabelecido em 01-04-1979, um e outro agora na posse de Susana Feitor.

A propósito do primeiro evento de marcha atlética, realizado em pista ao ar livre - a maioria tinha lugar no Estádio Nacional mas alguns outros disputaram-se na extinta pista de tartan do campo secundário do Benfica ou na pista de cinza do Estádio do Restelo, transcrevemos um excerto das palavras do saudoso jornalista Sequeira Andrade:

“… Mas vale a pena evocar, através de nomes e resultados, o que foi a primeira prova de marcha em pista. Aconteceu a 25 de julho de 1976, no Estádio Nacional. Os 5000 metros foram ganhos pelo super entusiasta beirão Carlos Albano (Minas da Urgeiriça) em 26.21,4 e atrás dele os juniores Luís Dias (26.21,6) e José Pinto (26.31,8). Na sexta posição o iniciado santa-iriense Paulo Alves, que viria a notabilizar-se também. E ao mesmo clube de Santa Iria pertenceram as duas concorrentes que alinharam para a distância de 1200 metros, Maria Evelina (7.17,2) e Isaura Tavares (7.38,4).”