segunda-feira, 6 de abril de 2020

García Bragado vai até aos Jogos de Tóquio, aos 51 anos

Jesús Ángel García Braga. Foto: El Periódico/Jordi Cotrina
Montagem: O Marchador
Jesús Ángel García Bragado, carinhosamente tratado por “Chuso” mantém os firmes propósitos de terminar a sua carreira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, usando o seu último dorsal, isto, apesar de ter de esperar até agosto de 2021 para poder marchar nos seus derradeiros 50 quilómetros.

“Penso que Tóquio 2021 assinalará a última prova de 50 km marcha (é sabido que a partir daí a prova será substituída no programa dos Jogos Olímpicos pela distância de 35 km) e pretendo continuar a lutar por esse objetivo”, declarou o atleta madrileno a The Tactical Room, consciente de que, no presente momento, o mais importante é preservar a saúde.

García Bragado, que no verão do próximo ano terá 51 anos de idade, é o atleta no mundo inteiro, a par da jamaicana/eslovena Marlene Ottey, com o maior número de presenças em Jogos Olímpicos - sete, e continuando para Tóquio seria o primeiro a chegar às oito participações.

Sempre participando em provas de 50 km, a sua estreia deu-se nos Jogos de Barcelona, em 1992, conquistando diplomas olímpicos nos Jogos de Atenas 2004, onde foi quinto classificado, e nos de Pequim 2008, onde chegou em quarto.

Nos treze campeonatos mundiais em que participou (um recorde absoluto), o maior destaque vai para os de Estugarda, em 1993, onde conquistou a medalha de ouro, sendo ainda vice-campeão em 1997, 2001 e 2009, sexto em 2003, quinto em 1995 e, finalmente, oitavo nos mundiais de Doha, no ano passado, perante condições estremas de calor e humidade. Aqui, com o seu resultado, praticamente garantiu o apuramento direto para os próximos Jogos Olímpicos.