sexta-feira, 10 de abril de 2020

Evocando Pietro Pastorini, hoje aniversariante

Pietro Pastorini no uso da palavra durante a Gala da Marcha
Atlética em Lomello, em novembro passado.
Foto: FIDAL - Comitato Regionale Lombardia
Montagem: O Marchador
O treinador italiano Pietro Pastorini, profundo conhecedor da marcha atlética, com mais de quarenta anos de experiência na especialidade, cumpre hoje 83 primaveras, motivo pelo qual a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os parabéns, com votos de felicidades e muita saúde.

Treinou vários atletas de classe internacional que alcançaram, ao todo, 14 medalhas internacionais em grandes eventos. Citando apenas alguns, relembramos os sucessos de atletas por ele treinados: Michele Didoni, campeão mundial dos 20 km em Gotemburgo, em 1995, Giovanni Perricelli, medalha de prata dos 20 km, também naquela edição dos mundiais de atletismo (hoje treinador da mundialmente conhecida Eleonora Giorgi), e Erica Alfridi, medalha de prata nos Europeus de Budapeste, em 1998. Treinou também as internacionais suíças, as irmãs Polli (Laura e Marie), e atualmente orienta outros atletas, entre os quais o internacional Stefano Chiesa.

Pietro nasceu em Galliavola, província de Pádua, no dia 10 de abril de 1937. Antigo praticante da modalidade, tirou em 1970 o seu certificado de técnico de atletismo e especializou-se na marcha começando em 1973 a trabalhar num projeto desportivo com jovens de ambos os sexos, sendo um dos principais impulsionadores da implementação da marcha feminina em Itália, a par de Fulvio Villa e Gianni Mauri, o que levou a que o seu compatriota, Primo Nebiolo, eleito em 1981 presidente da IAAF (hoje com a designação de World Athletics) a introduzisse no âmbito de eventos a nível mundial. Integrou o setor técnico da marcha da Federação Italiana de Atletismo (FIDAL), tendo trabalhado, entre outros, com Sandro Damilano.

Um dos aspetos mais relevantes da personalidade do amigo Pietro Pastorini é a sua humildade e afabilidade. Apesar do seu extenso e rico currículo, não raras vezes pede a opinião sobre aspetos específicos de atletas orientados por si, seja a colegas seus (treinadores), seja a juízes especialistas de marcha.

Em 30 de novembro do ano passado organizou em Lomello (Pavia), com o apoio da Câmara Municipal, da FIDAL Lombardia, e de outras entidades, uma magnífica Gala da Marcha Atlética, com a presença de antigas glórias da marcha italiana e em que foram homenageados os grandes atletas italianos da atualidade, seguindo-se um colóquio onde destacadas figuras da marcha atlética discutiram aspetos relevantes no âmbito do setor.

Tanti auguri Pietro!