domingo, 16 de fevereiro de 2020

Campeonatos do Brasil de Marcha pela primeira vez em Recife

Imagem: CBAt. Montagem: O Marchador
A cidade de Recife, no Estado de Pernambuco, acolherá a 31.ª edição dos Campeonatos do Brasil de Marcha Atlética (estrada), numa organização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Pernambucana de Atletismo, evento que terá lugar este domingo e que inclui a realização dos 20 e 35 km (masculinos e femininos) em horários distribuídos pela manhã e tarde deste próximo domingo (16) mas que também comportará a realização de provas para os escalões Sub 16, Sub 18 e Sub 20, em ambos os sexos.

Como motivo suplementar de interesse nesta edição da Copa Brasil de Marcha Atlética, registe-se a presença de duas das maiores figuras mundiais da especialidade, Erica Sena e Caio Bonfim.

Para Erica Rocha de Sena, o evento realizado na sua terra natal tem um simbolismo especial e daí a sua participação após nove anos ausente da prova. À beira de uma medalha nos últimos mundiais, em Doha, onde se classificou na quarta posição, 7.ª nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, há vários anos que vive e treina-se em Cuenca, no Equador, ao lado do seu marido, o também marchador Andrés Chocho, que a orienta tecnicamente.

Já quanto a Caio Bonfim, medalha de bronze nos Mundiais de Londres, em 2017, 4.º classificado nos Jogos do Rio 2016, é um frequentador assíduo do evento mais importante da especialidade no Brasil, onde se sagrou campeão na distância de 20 km por nada menos de oito vezes. Evidentemente é, de novo, o grande favorito na prova. Treinado por João Sena, seu pai, tem como próximas metas a participação, no dia 15 de março, na tradicional prova japonesa de Nomi, que integra o campeonato asiático da especialidade, e a 4 de abril o Grande Prémio de Rio Maior. Tanto para Caio como para Erica, o objetivo nuclear centra-se nos Jogos Olímpicos, em agosto próximo.

A competição é um dos 16 eventos (campeonatos nacionais ou provas de seleção) realizadas ou por realizar no corrente ano que - até ao momento, constam da lista das provas certificadas pela World Athletics (em Portugal consta o 5º Challenge de Leiria), o único meio válido de acesso dos atletas às listas e aos rankings mundiais, no último caso, um fator importante de seleção para os Jogos Olímpicos para aqueles ou aquelas que não tenham conseguido aceder aos dificílimos mínimos em 20 km ou 50 km. No caso da prova brasileira, a CBAt conta com a presença dos seus juízes internacionais Bernardete Conte e Nilton Ferst, bem como de Karina Alarcón (Bolívia), e Paul Delgado (Perú), todos do painel sul-americano de especialistas, a primeira e o último selecionados para atuarem no Sul-americano de Marcha que terá lugar em Lima, a 8 de março próximo.

Finalmente, uma palavra de apreço para Abraão Nascimento, treinador de marchadores da região e que tem realizado um bom trabalho na Associação de Apoio a Pessoa de Deficiência, que esteve na génese de lavar a Copa Brasil de Marcha Atlética para o Recife, justo prémio para a região de Pernambuco que conta com a presença em Jogos Olímpicos de duas suas marchadoras: Erica Sena e Cisiane Dutra.

Consulte a relação numérica dos participantes no evento, aqui.