segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Lidia Sánchez-Puebla e Álvaro López vencem em Toledo

A frente da prova absoluta feminina e o pódio absoluto masculino.
Fotos: Felix Villar e Dani Glugoz
Montagem: O Marchador

Numa organização do Club de Atletismo Toledo, teve lugar este domingo (17/11), numa manhã de frio e tempo nublado, a 32.ª edição da Espada Toledana, em marcha atlética, destinada a todos os escalões etários que, como habitualmente, fez coincidir o evento com a realização de provas de corta-mato, no caso da marcha as provas, largamente participadas, tiveram lugar na pista da Escola de Ginástica.

Este ano, com a ausência dos nomes mais sonantes da marcha atlética espanhola que habitualmente acolhem a Toledo por ocasião desta interessante manifestação desportiva, devido ao facto da data coincidir com a presença na África do Sul de uma numerosa delegação de marchadores do país vizinho – um estágio de três semanas com vista à preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 que, no caso da marcha, na cidade de Saporo, os protagonistas das provas de 5.000 metros marcha em pista foram os madrilenos Lidia Sánchez-Puebla e Álvaro López.

Na prova absoluta feminina, Lidia Sánchez-Puebla concluiu as doze voltas e meia à pista com o tempo de 22:44, levando para casa a espada de ouro. Nas segundas e terceiras posições classificaram-se Marina Peña, com 23:11 e Irene Montejo, com 23:50, ambas internacionais Sub-23.

Na prova absoluta masculina, o sub-23 Álvaro López, um ex-meio fundista que se converteu ao atletismo em 2015 depois de uma carreira ligada ao futebol (jogou na equipa madrilena de Fuenlabrada) conseguiu a marca de 20:57, à frente de Mario Sillero (21:20), também sub-23, e de Pedro Conesa (21:33), este ainda na categoria Sub-20.

Ainda na distância de 5.000 metros, referências para os desempenhos dos vencedores de outras faixas etárias, nomeadamente, nos sub-18, Pablo Pastor, com 22:42, e Alicia Lumbreras, com 24:06, e nos sub-16 (A), Francisco Espin, com 23:53, e Silvia Villar, com 25:00.

Os resultados completos podem ser consultados no «site» do Club de Atletismo Toledo, aqui.